icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Educação

Técnicos da educação federal realizam paralisação de 48 horas na Bahia

Técnicos do ensino superior e ensino médio da Federal aderiram à paralisação de 48h no estado

foto autor

Julia Gabriela

15/10/2024 às 17:55 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

Técnicos da Universidade Federal do Vale do São Francisco e do Instituto Federal da Bahia paralisaram as atividades por 48 horas. A paralisação iniciou nesta terça-feira (15), por conta das recentes ações do governo. Na região norte do Estado, os campi de Juazeiro, Paulo Afonso, Senhor do Bonfim e Jacobina aderiram à paralisação.


				
					Técnicos da educação federal realizam paralisação de 48 horas na Bahia
Técnicos da educação federal realizam paralisação de 48 horas na Bahia. Foto: Emerson Rocha

Em Assembleia Geral realizada na última sexta-feira (11) na UNIVASF, os Técnicos Administrativos (TAEs) decidiram, por ampla maioria, aderir à paralisação nacional. Conforme o comando de greve local, a paralisação ocorre em protesto à exclusão de pontos relevantes do projeto de lei que visa implementar o Termo de Acordo 11/2024. Entre os itens retirados estão:

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

  • A regra de transição para a capacitação;
  • O reposicionamento dos aposentados;
  • O Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC);
  • O cargo amplo de Auxiliar em Educação.

Ainda conforme o comando, esses itens estavam no acordo para findar a greve deste ano, que ocorreu entre os dias 11 de março a 27 de junho. No entanto, a categoria foi surpreendida com a exclusão dos itens citados, que acabou resultando na paralisação de 48 horas.

Técnicos da UNIVASF e IFBA aderem à paralisação de 48 horas

Na Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), os técnicos administrativos que estão paralisados são: assistentes em administração a engenheiros, psicólogos, veterinários, técnicos de laboratórios, entre outros. Cerca de 30% dos servições essenciais serão mantidos.

O Instituto Federal da Bahia (IFBA) da região norte também aderiu à paralisação, os setores do integrado, subsequentes e superior se encontram sem aulas e apenas às bolsas de pesquisas estão funcionando nos campus. No campus em Juazeiro cerca de 600 a 800 alunos se encontram sem aula nos dois dias.


				
					Técnicos da educação federal realizam paralisação de 48 horas na Bahia
Técnicos da educação federal realizam paralisação de 48 horas na Bahia. Foto: IFBA Juazeiro

Em nota, a UNIVASF se manifestou sobre a paralisação. "A gestão da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) respeita o direito legítimo de manifestação dos servidores Técnico-Administrativos em Educação (TAEs) e reconhece as reivindicações apresentadas como parte de um movimento nacional. A reitoria mantém diálogo permanente com a categoria e reafirma seu compromisso com a preservação de um ambiente democrático na Universidade."

foto autor
AUTOR

AUTOR

Julia Gabriela

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Interior da Bahia