Um redemoinho causou danos materiais no Aeroporto Regional José Valério, situado a cerca de 5 km do centro de Paramirim, na região sudoeste da Bahia. O fenômeno aconteceu neste domingo (13), e destruiu a estrutura metálica da cobertura do aeroporto, danificando parte da parede que dá acesso aos banheiros e comprometendo a traseira de um jatinho.
De acordo com o vigia que estava no local, os ventos começaram a se intensificar rapidamente, transformando-se em um redemoinho que levantou a cobertura em questão de segundos. Não houve registro de feridos.
Leia também:
A Secretaria de Infraestrutura do município enviou uma equipe ao local para interditar a área e a remoção da estrutura danificada será feita nesta segunda-feira (14). Inaugurado em novembro do ano passado, o aeroporto havia passado por uma reforma recente.
Aeronave é atingida pelos escombros provocados pelo redemoinho
Paramirim registrou mínima de 19º C e máxima de 35º C neste domingo (13). A situação era de tempo seco, quente e com baixa umidade, condições que possivelmente contribuíram para a formação do redemoinho. Em uma imagem feita pelo vigia que estava no local, é possível ver a nuvem de poeira que se formou após o incidente.
Os destroços do jatinho, que havia acabado de pousar, foram retirados através de um guincho.
As autoridades locais irão avaliar a extensão dos danos e o impacto no funcionamento do aeroporto, que é usado principalmente por aeronaves particulares e de mineradoras que atuam na região de Paramirim e áreas vizinhas. Apesar de ser um aeroporto de pequeno porte, o local tem importância estratégica, recebendo aeronaves de pequeno e médio porte, e UTI aéreas — no último ano, o aeroporto registrou quatro pousos de UTI aéreas.
O aeroporto só opera durante o dia, já que não possui iluminação noturna.
Santiago Neto
Santiago Neto
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!