A oficina “Fotografia em Cena” é uma iniciativa da professora Gabriela Nascimento, realizada no Instituto de Educação Euclides Dantas (IEED), em Vitória da Conquista, cidade do sudoeste baiano. Parte do Projeto Educa Mais Bahia, a oficina visa ensinar a prática da fotografia com o uso do celular.
O projeto iniciou em abril deste ano, com cerca de 10 alunos, na faixa etária de 15 a 18 anos. As aulas combinam teoria e prática, ensinando os alunos a captar e editar imagens, além de aprender técnicas fotográficas.
Leia também:
Para complementar o aprendizado, a oficina inclui saídas de campo, como a visita ao Ceasa, um dos principais centros de abastecimento da região, onde os estudantes podem exercitar a captura de fotos do cotidiano dos comerciantes locais.
Samily Prado, de 17 anos, uma das participantes do projeto, destaca a relevância da experiência. "Oficinas como essa são fundamentais, pois nos permitem praticar e desenvolver habilidades que podem ser aplicadas em diferentes áreas", comenta a aluna.
Andreia Borges, de 16 anos, também faz parte da oficina. Para ela, fotografar vai muito além de apertar um botão, tornando-se um desafio equilibrar o conhecimento técnico com a criatividade.
"A fotografia exige um olhar atento e crítico para capturar não só imagens, mas também emoções, histórias e significados. É preciso entender e dominar elementos técnicos, além de desenvolver uma sensibilidade artística para criar imagens que vão além do óbvio", afirma a conquistense.
Em entrevista ao iBahia, Gabriela Nascimento ressaltou o potencial transformador dessas oficinas. "O objetivo é empoderar os jovens a enxergarem a fotografia como uma ferramenta para transformar suas realidades. Uma das alunas, por exemplo, utilizou das técnicas adquiridas para criar conteúdo digital, como o próprio perfil profissional no Instagram", destaca.
A professora também revelou planos futuros para a oficina, como a colaboração de fotógrafos profissionais, que irão ensinar os alunos a manusear câmeras fotográficas. A expectativa é que, em breve, os estudantes comecem a cobrir eventos locais, aplicando os conhecimentos adquiridos nas aulas.
Também como parte do projeto, Gabriela conduz a "Oficina de Agência de Notícias", que integra o cronograma estudantil dos alunos e permite unir informação e fotografia para noticiar os eventos escolares.
Projeto social também promove outras oficinas
Além das oficinas de fotografia e de agência de notícias, o IEED oferece outras 17 atividades para toda a comunidade escolar. Sãos elas: oficinas de Grafite, Boxe, Futsal, Teatro, Violão, Informática básica, Dança contemporânea, Hip-Hop, Cinema, Basquete, Dança afro, Saúde e Bem-estar, Assistência Social, Vôlei, Fanfarra e Canto coral.
Joana Miranda
Joana Miranda
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!