Servidores públicos da cidade de Porto Seguro, cidade no sul do estado, foram afastados do trabalho suspeitos de maltratarem animais neste sábado (12). Os suspeitos trabalhavam na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Causa Animal da cidade.
Conforme denúncia, os homens estariam tentando forçar um cavalo a entrar em uma espécie de carrocinha, no reboque de carro com a logo marca oficial da prefeitura da cidade. No veículo já tinha outros dois animais presos.
Leia também:
Com a recusa do animal, os homens teriam agredido o cavalo com um pedaço de pau, diante de moradores no bairro Outeiro, que gravaram as imagens e formularam a denúncia.
O secretário municipal, responsável pela pasta, Jânio Júnior, divulgou um vídeo em redes sociais lamentando o ocorrido e afirmando que as medidas cabíveis estariam sendo tomadas.
Prefeitura afastou os suspeitos e investiga o caso
O Secretaria Municipal de Meio Ambiente emitiu uma nota, repudiado a ação, afirmando que teria iniciado uma investigação interna e os servidores, como primeira medida, seriam afastados da função e as punições cabíveis seriam aplicadas conforme a gravidade do delito, conforme previsto em lei.
Veja nota completa
A Secretaria de Meio Ambiente e Causa Animal de Porto Seguro vem a público manifestar seu repúdio veementemente aos atos de maus-tratos cometidos contra um cavalo no Outeiro da Glória, na última sexta-feira, dia 11. A ação, registrada em vídeo, mostra funcionários da Prefeitura utilizando métodos não convencionais para fazer o animal entrar em uma carroceria de maneira, o que fere gravemente os princípios de respeito e proteção à vida animal.
Informamos que os funcionários envolvidos neste ato inaceitável foram imediatamente afastados de suas funções, e a Secretaria já iniciou os devidos procedimentos para apurar o ocorrido.
A Secretaria reafirma seu compromisso com a proteção dos animais e incentiva que denúncias de qualquer situação de abuso ou crueldade sejam feitas às autoridades locais, para que ações como esta sejam investigadas e punidas de forma rigorosa.
Nanci Souza
Nanci Souza
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!