Apontado como principal líder do tráfico de drogas no Sul da Bahia, Romário de Oliveira Brito, conhecido como Romarinho, foi preso novamente nesta terça-feira (12), em Porto Seguro. Ele foi condenado a 14 anos de prisão por tráfico de drogas, mas havia sido solto após uma decisão judicial de primeiro grau.
A pedido do Ministério Público da Bahia (MP-BA), a Justiça restabeleceu a prisão preventiva, considerando que a ordem de soltura feriu a competência do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que vai analisar recurso do caso. Em seu pedido, o MP argumentou também que a prisão é necessária para garantir a proteção da ordem pública, por Romarinho ser um papel de liderança de uma organização criminosa.
Leia também:
A ação faz parte da ‘Operação Bisado’, deflagrada de forma integrada pelo Ministério Público da Bahia (MPBA), Polícia Federal (PF) e Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP).
Líder de facção criminosa de Itaberaba é preso no Pará
O líder de uma facção criminosa com atuação em Itaberaba foi preso nesta segunda-feira (19). Ele foi localizado na cidade paraense de Castanhal durante uma operação integrada da Polícia Militar da Bahia e da Polícia Civil do estado do Pará.
No momento da prisão, o homem portava uma carteira de identidade com nome falso, um revólver calibre 38 e um carro de luxo. A troca de informações dos setores de Inteligência da Rondesp Chapada e da Polícia Civil do Pará resultou na prisão do foragido da Justiça.
O criminoso possuía dois mandados de prisão e determinava as distribuições de drogas e armas, além de assassinatos de rivais. De acordo com as informações da Secretaria de Segurança Pública do estado, 66 líderes de facções foram localizados este ano.
Joana Miranda
Joana Miranda
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!