Mateus Nunes Bastos é um nome do esporte que vem ganhando cada vez mais destaque no Brasil e no mundo. Canoísta natural da cidade de Itacaré, no sul da Bahia, Mateus chama atenção por ter sido convocado a integrar a delegação brasileira nas provas de canoagem de velocidade nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, com apenas 18 anos. Ele é o canoísta mais jovem a representar o Brasil na Olimpíada. Sua estreia será no dia 7 de agosto, na categoria C1 1000m.
O baiano, conhecido como Keléu, começou a praticar o esporte entre 5 a 6 anos. O jovem é oriundo do Projeto Social Remando no Rio de Contas, de Itacaré, onde aprendeu a técnica da canoagem e a colocava em prática, até 2021. A partir de 2022, passou a integrar a Seleção de Base da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), hoje, já treinando no grupo de profissionais.
Leia também:
Mesmo com a pouca idade, Mateus já disputou diversos campeonatos. No Olympic Hopes de 2022, um dos principais eventos de base da canoagem velocidade, o itacareense foi medalhista de ouro no C2 1000m, de prata no C2 500m e de bronze no C1 1000m, na categoria sub-15. Na mesma competição, no ano seguinte, Keléu foi ouro no C2 1.000m e no C1 500m, e bronze no C2 500m, agora na categoria sub-17.
O atleta também garantiu medalha de ouro no C2 500m no Campeonato Sul-Americano de Canoagem de Velocidade, um evento que reúne atletas de diversos países da região. Mateus Nunes foi ainda medalhista de bronze na Copa do Mundo de Canoagem, em sua categoria, no C2 500m.
Canoísta baiano Mateus Nunes garantiu um feito inédito
Recentemente, o jovem fez história no Campeonato Mundial de Canoagem Velocidade Júnior, na Bulgária, ao se tornar o único atleta do mundo da canoagem a conquistar três medalhas de ouro no Mundial, na categoria júnior. Os pódios foram conquistados nas provas C1 500m, C2 500m e C1 1000m. A nova sensação da canoagem baiana provou que está preparado para disputar os Jogos Olímpicos que começam nesta sexta-feira (26).
Rodrigo dos Santos, presidente da Associação de Canoagem de Itacaré, falou sobre Mateus ao iBahia. “É um atleta novo, está aí com seus 18 anos e tem todo um futuro pela frente através do esporte. O garotão já tinha muitos resultados, e agora, no Mundial, fez história para o Brasil, fez história no mundo inteiro. Mateus foi o melhor atleta do evento”, afirma o presidente.
Ao iBahia, Mateus fala sobre a sensação de ter feito história no Mundial. "Você se sente realizado, você vê que você treinou muito pra aquilo, e é bom você ver que as pessoas valorizam você", celebra. Confira o vídeo:
Mateus fala ainda sobre as suas expectativas para os Jogos Olímpicos. "Vamos fazer o máximo", afirma. Assista:
Brenda Santos
Brenda Santos
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!