O assentamento Dois Riachões, localizado na cidade de Ibirapitanga, no sul da Bahia, participará de uma série de atividades culturais promovidas pelo Projeto Mostra Cineclubista em Assentamentos de Reforma Agrária “Agroecologia em Foco”. A ação será nos dias 27 e 28 de julho e visa fortalecer a interação social e a sustentabilidade nesses territórios.
A ação reúne toda a comunidade e é acessível com a presença de um intérprete de libras. Os participantes, na maioria adolescentes, aprendem técnicas de vídeo, uso de celular, cinema e muito mais. Em Dois Riachões, a apresentação musical ficará por conta de Zenon Moreira.
Leia também:
Projeto de cineclubismo já passou pela cidade de Camamu
O assentamento Dandara dos Palmares, em Camamu, recebeu o projeto no último final de semana. Cerca de 100 moradores do assentamento participaram das atividades.
No primeiro dia, foi exibido o documentário "Deram um Fuzil ao Menino", de Sebáh Villas-Bôas, seguido de debates com a comunidade sobre cultura, identidade, sustentabilidade e apresentação musical do artista Rômulo Macêdo.
Já no segundo dia de mobilização, a comunidade participou de oficinas sobre cineclubismo e formação em audiovisual. Eles foram motivados a produzir conteúdo da comunidade para divulgar o trabalho do assentamento, que tem uma pequena agroindústria certificada com o selo de produção orgânica.
“O Projeto Mostra Cineclubista tem como objetivo oferecer produtos culturais e educativos para os assentamentos, que muitas vezes carecem de acesso a tais recursos. Além de promover a cultura e a identidade dos assentados, o projeto visa conscientizar sobre a importância da agroecologia e do desenvolvimento sustentável,” contou o coordenador do projeto e gestor cultural, Cláudio Lyrio, ao iBahia.
O projeto é uma iniciativa do Ponto de Cultura OCA - Centro de Agroecologia e Educação da Mata Atlântica. A iniciativa foi aprovada no Edital de Chamamento Público Lei Paulo Gustavo Nº PG08/2023 Cineclubes, Mostras, Festivais e Eventos no Audiovisual e conta com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura da Bahia (Secult), e do Governo Federal, através do Ministério da Cultura.
Nanci Souza
Nanci Souza
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!