O lançamento do segundo livro da jovem escritora Thaíse Santana, de 35 anos, aconteceu nesta quinta-feira (25) na Câmara Municipal de Itabuna, cidade do sul do estado. A data foi escolhida por ser o Dia do Escritor e o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. "Dentro da casa o vazio" foi classificado no Prêmio Carolina Maria de Jesus de Literatura (2023) do Ministério da Cultura.
Publicado pela Editora Urutau em 2024, o livro é composto por 90 poemas, organizados em duas seções: “o vazio” e “a casa”. A autora atualmente mora em Minas Gerais e conta da alegria de retornar a cidade. "Este livro é uma reflexão profunda sobre as várias formas de vazio que enfrentamos, mas também sobre a resiliência e o acolhimento que encontramos em nossas casas e em nós mesmos. Trazer essa obra para o lugar onde minha jornada literária começou é um momento de celebração e gratidão", contou Thaíse ao iBahia.
Leia também:
O evento de lançamento em Itabuna contou com uma programação diversificada, incluindo a apresentação da obra, declamação de poemas, homenagens, sessão de autógrafos e coquetel.
“Dentro de casa o vazio”
A metáfora do vazio em "Dentro da casa o vazio" aborda temas como cansaço, luto, insatisfação, racismo, solidão, distância, exaustão das tarefas domésticas, distanciamento social e medo. Porém, o vazio não existiria sem uma casa para habitá-lo.
Na casa, além do vazio, habitam pessoas, coragem, costumes, afetos, desejos, fé, beleza e sonhos. A casa é um lugar de acolhimento, partida e chegada, refletindo a própria essência humana.
Trajetória de Thaíse Santana
A escritora é oriunda do bairro São Pedro, área periférica da cidade, estudou em escolas públicas. Superando diversas dificuldades, ela ingressou na universidade pública, cursando Letras na Universidade Estadual de Santa Cruz. Completou mestrado na Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais, e doutorado na Universidade Federal Fluminense, no Rio de Janeiro.
Escreve há mais de dez anos, mas começou a publicar sua literatura apenas em 2020. Estreou na antologia literária "Cadernos Negros" (Quilombhoje) e continua publicando seus poemas e contos nesta coletânea, acreditando na força da coletividade.
É autora das obras "Mulher-Palavra" (Patuá, 2021) e "Dentro da casa o vazio" (Urutau, 2024) e professora da rede estadual em Minas Gerais.
Em Salvador, os eventos de lançamento estão marcados para o dia 27 de julho na Livraria do Glauber e no dia 29 de julho na Biblioteca Central do Estado da Bahia. O livro também está disponível para aquisição no site da editora e também no instagram da autora @thaisesantanasou.
Nanci Souza
Nanci Souza
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!