icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Campanha solidária

Influencer baiana arrecada dinheiro para tratar câncer de mama

Influenciadora digital de Itabuna, no sul da Bahia, lançou campanha solidária para custear tratamento contra câncer de mama; saiba como se prevenir

foto autor

Brenda Santos

11/10/2024 às 6:00 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

Uma influenciadora digital de Itabuna, no sul da Bahia, lançou uma campanha solidária para custear seu tratamento contra o câncer de mama. Lana Santana, que possui mais de 56 mil seguidores nas redes sociais e é bastante conhecida na cidade por seu trabalho na moda, foi diagnosticada com um tipo agressivo da doença: o câncer de mama triplo negativo.


				
					Influencer baiana arrecada dinheiro para tratar câncer de mama
Influencer baiana arrecada dinheiro para tratar câncer de mama. Foto: Redes Sociais

Lana precisou iniciar sessões de imunoterapia, que têm um custo elevado e não são cobertas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Cada sessão custa em média R$ 57 mil, e, diante da urgência do tratamento, ela judicializou o caso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

Em uma recente publicação, Lana compartilhou a notícia com seus seguidores, enfatizando a urgência do tratamento e solicitando a colaboração de todos. Sua campanha rapidamente ganhou apoio nas redes sociais, demonstrando como a comunidade digital pode se mobilizar em torno de causas importantes.


				
					Influencer baiana arrecada dinheiro para tratar câncer de mama
Influencer baiana diagnosticada com câncer de mama; saiba se prevenir. Foto: Redes Sociais

A vaquinha solidária foi criada para arrecadar os valores necessários para as primeiras sessões de imunoterapia, enquanto o processo judicial continua. “Como eu precisava começar o tratamento com urgência, a minha irmã e as minhas amigas decidiram criar a vaquinha para arrecadarmos o valor para as primeiras doses da medicação enquanto o SUS não disponibiliza a imunoterapia. E foi um sucesso a vaquinha, consegui começar o tratamento graças as pessoas que ajudaram!”, conta a influenciadora ao iBahia. “Me senti muito amada e acolhida. Nunca imaginei que as pessoas gostassem tanto de mim”, acrescenta.


				
					Influencer baiana arrecada dinheiro para tratar câncer de mama
Influencer baiana diagnosticada com câncer de mama; saiba se prevenir. Foto: Redes Sociais

Lana trabalha como influenciadora digital desde o início de 2016, com nicho em moda, beleza e vida saudável. Ela relatou que o diagnóstico foi uma grande surpresa, pois sempre se atentou ao autocuidado e o autoexame sempre fez parte da sua rotina.

“Em maio do ano passado, eu estava fazendo o autoexame e senti um nódulo. Comentei com meu marido, que é enfermeiro, e ele percebeu que realmente tinha. Marquei a ultrassom e deu Birads 2, mas os médicos disseram que não precisava se preocupar, que todas as características do nódulo eram de um nódulo benigno e que era para eu ficar tranquila e fazer o acompanhamento anual”, conta a jovem.

Ela relata ainda que, recentemente, percebeu que o nódulo estava maior e marcou uma consulta. O médico solicitou ultrassom, mamografia e uma biópsia, confirmando o diagnóstico. “Foi um susto para a gente, porque eu sempre fui muito saudável, não tinha nenhum hábito de vida que fizesse aumentar o meu risco de ter um câncer”, afirma Lana.


				
					Influencer baiana arrecada dinheiro para tratar câncer de mama
Influencer baiana diagnosticada com câncer de mama; saiba se prevenir. Foto: Redes Sociais

Os que desejam ajudar podem fazer doações através da chave Pix disponibilizado na campanha: 73991410414.

Câncer de mama é causado por multiplicação de células anormais da mama

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos.


				
					Influencer baiana arrecada dinheiro para tratar câncer de mama
Câncer de mama é causado por multiplicação de células anormais da mama. Foto: Redes Sociais

Há vários tipos de câncer de mama. Alguns têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem lentamente. A maioria dos casos, quando tratados adequadamente e em tempo oportuno, apresentam bom prognóstico e possibilitam melhores resultados estéticos.

Ainda segundo o Inca, hoje, é possível reduzir o risco de a mulher desenvolver câncer de mama por meio de medidas como: praticar atividade física, manter o peso corporal adequado, adotar uma alimentação mais saudável e evitar ou reduzir o consumo de bebidas alcoólicas.

Estudos indicam que a adoção de novos hábitos e a mudança de comportamentos podem ajudar a prevenir o câncer de mama em até 30% dos casos. Pensando nisso, neste Outubro Rosa, o iBahia trouxe algumas dicas e cuidados para se ter no dia a dia, que ajudam a prevenir o câncer de cama.

Veja hábitos que podem te ajudar na prevenção do câncer de mama

  • Evite o álcool

O consumo de álcool é um conhecido fator de risco para mais de 200 tipos de doenças. Reduzir a ingestão de bebidas alcoólicas pode ser benéfico, mas o ideal é evitá-las ao máximo.

  • Alimentação balanceada

Manter uma dieta saudável é fundamental. O Ministério da Saúde afirma que homens e mulheres que consomem alimentos frescos e se exercitam regularmente podem diminuir em até 28% as chances de desenvolver câncer de mama. Prefira verduras, frutas e legumes, e evite alimentos processados e industrializados, como presunto e mortadela. Limite também a ingestão de gorduras hidrogenadas e açúcares presentes em bolos, sorvetes e iogurtes adoçados.

  • Pratique atividades físicas

Dançar, caminhar, subir escadas, andar de bicicleta ou até cuidar do jardim ajuda a manter o peso ideal e evita o acúmulo de gordura nas células, reduzindo o risco de câncer de mama.

  • Não fume

Cerca de 30% dos casos de câncer estão associados ao tabagismo, que introduz mais de 4.500 substâncias tóxicas no organismo. Essas substâncias são responsáveis por diversas doenças, incluindo o câncer de mama.

  • Cuidado com hormônios sintéticos

Embora a reposição hormonal possa ser necessária em alguns casos, ela deve ser realizada sob orientação médica e por tempo limitado, pois o uso prolongado pode aumentar o risco de câncer de mama.

  • Faça mamografias anuais

A mamografia é crucial a partir dos 40 anos, pois permite identificar nódulos menores. O diagnóstico precoce pode aumentar as chances de cura em até 95%, já que muitos nódulos só são detectáveis por exames.

  • Realize autoexames

O autoexame mensal pode ajudar na detecção precoce do câncer de mama. As mulheres devem realizar o exame cinco dias após o início da menstruação, prestando atenção a qualquer alteração nas mamas. Mulheres na menopausa devem escolher um dia fixo do mês para realizar o exame.

  • Evite exposição a agentes cancerígenos

A exposição a substâncias químicas, biológicas e físicas pode aumentar o risco de câncer. Minimizar essa exposição é uma maneira eficaz de proteger a saúde celular e prevenir tumores.

  • Mantenha o peso ideal

O controle do peso é especialmente importante para mulheres na menopausa, pois a obesidade pode aumentar em 20% o risco de desenvolver câncer de mama. Pesquisas mostram que um IMC elevado está associado a uma maior incidência da doença.

  • Amamente

Além de beneficiar o bebê, a amamentação reduz os hormônios relacionados ao câncer de mama e promove a renovação celular, substituindo células menos saudáveis.

  • Exponha-se ao sol com moderação

Tomar sol por cerca de 10 minutos antes das 10h e após as 16h, sem protetor solar, pode aumentar a produção de vitamina D, um nutriente que ajuda a reduzir em 50% os riscos de câncer de mama. Após esse período, use protetor solar para evitar o câncer de pele.

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Brenda Santos

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Itabuna