icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Salários atrasados e mais

Prefeitura de Ilhéus decreta situação de emergência na saúde

Administração de Ilhéus relatou que contas bancárias vinculadas à Secretaria de Saúde têm saldo de pouco mais de R$ 4 mil

foto autor

Naiana Ribeiro

09/01/2025 às 10:19 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

O prefeito de Ilhéus, Valderico Junior (União Brasil), declarou situação de emergência na saúde pública do município. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) na quarta-feira (8) e divulgado nesta quinta-feira (9).


				
					Prefeitura de Ilhéus decreta situação de emergência na saúde
Prefeitura de Ilhéus decreta situação de emergência na saúde. Foto: Secom

Segundo a Prefeitura de Ilhéus, a medida "expõe o estado de abandono em que a Secretaria de Saúde foi entregue pela gestão anterior e autoriza ações imediatas para garantir o atendimento à população".

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

Na decisão, a gestão municipal destacou que a cidade enfrenta problemas graves, como o estado precário da frota de ambulâncias – atualmente, apenas duas estão em funcionamento –, o esvaziamento dos almoxarifados da Secretaria de Saúde e das unidades de atendimento, o desabastecimento generalizado de medicamentos, os débitos milionários com os servidores e a falta de contratos vigentes para serviços de lavagem e abastecimento de veículos.

Além disso, a administração informou que as contas bancárias vinculadas à Secretaria de Saúde possuem um saldo inferior a R$ 4 mil, enquanto há atrasos nos pagamentos tanto dos servidores efetivos quanto dos prestadores de serviços, incluindo médicos.

Para viabilizar o atendimento de saúde à população, o decreto autoriza:


				
					Prefeitura de Ilhéus decreta situação de emergência na saúde
Ilhéus. Foto: José Nazal/ Divulgação
  • cessão de veículos entre as secretarias;
  • contratações emergenciais - caso os veículos cedidos sejam insuficientes;
  • aquisição de peças e serviços para manutenção da frota;
  • apurar a responsabilidade das causas que ensejaram a situação de emergência e encaminhar aos órgãos de controle externo, principalmente Tribunais de Contas, Ministério Público e Câmara Municipal.

A Prefeitura informou que situação de emergência tem validade inicial de 90 dias, podendo ser prorrogada se os problemas persistirem.

foto autor
AUTOR

Naiana Ribeiro

AUTOR

Naiana Ribeiro

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em ⁠Ilhéus