O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre (PSD), se posicionou sobre a operação deflagrada pela Polícia Federal (PF), que investiga possíveis crimes de corrupção, desvio de recursos, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. Também investigado, Bento Lima (PSD), candidato a prefeito apoiado por Mario Alexandre e ex-secretário de Gestão de Ilhéus, também se posicionou sobre as suspeitas nesta quinta-feira (26).
Após o Partido Social Democrático Bahia (PSD-BA) afirmar, em nota, que “considera prudente aconselhar Bento Lima a retirar sua candidatura a prefeito de Ilhéus”, o investigado assegurou que dará continuidade à campanha. De acordo com o PSD estadual, tal orientação está alinhada com os princípios de ética e transparência que o partido defende, tanto na Bahia quanto em âmbito nacional, visando preservar a integridade e os valores do PSD.
Leia também:
Em nota, Bento Lima disse que continua “contando com o apoio do partido PSD/Ilhéus e com uma base sólida formada por partidos aliados, incluindo Podemos, Republicanos, Agir, PMB, MDB, PSDB, Cidadania e Avante”. Confira a nota na íntegra, abaixo.
Confira nota de Bento Lima sobre investigação da PF:
“Com relação à notícia de que vou retirar a minha candidatura a prefeito de Ilhéus, por causa da operação da Policia Federal deflagrada na manhã de hoje, quero deixar claro que, continuo contando com o apoio do meu partido PSD/Ilhéus e com uma base sólida formada por partidos aliados, incluindo Podemos, Republicanos, Agir, PMB, MDB, PSDB, Cidadania e Avante.
Vale ressaltar que, nenhum dinheiro foi encontrado na minha casa e que continuarei colaborando com as instituições na apuração das alegações.
A verdade virá à tona ao final do processo. Confio que a justiça será feita! Lamento a forma sensacionalista e oportunista que a oposição está utilizando as investigações. Agradeço pelas manifestações de apoio e solidariedade durante todo o dia”, diz a nota.
O PSD de Ilhéus se posicionou a favor do candidato. Em nota, o partido informou que “nesta reta final de campanha, após inúmeros ataques covardes proferidos contra a candidatura de Bento Lima, devido ao crescimento nas pesquisas e à força demonstrada durante a caminhada, o PSD Municipal, ratifica o apoio à candidatura de Bento Lima”.
O prefeito Marão, presidente Municipal do PSD de Ilhéus, destacou a importância da candidatura de Bento Lima: “É fundamental assegurar a candidatura de Bento com a força do povo, estamos confiantes de que Bento será o próximo prefeito de Ilhéus. Os ataques que temos recebido não desqualificam e nem irá diminuir a força da nossa campanha, pois a cidade precisa de continuidade com inovação, experiência e do compromisso que Bento tem com o nosso povo. Estamos mais firmes que nunca.”
O atual prefeito, suspeito de liderar um esquema de propina envolvendo empresários, também se posicionou sobre o caso. Conforme a nota, seus adversários políticos estão “aproveitando para divulgar a operação de forma sensacionalista”. Veja abaixo, na íntegra.
Prefeito Mario Alexandre se posiciona sobre acusação de possíveis crimes
“O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre informa que a operação deflagrada pela Polícia Federal, na manhã desta quinta-feira (26), não encontrou dinheiro na sede da prefeitura, nem na casa dos servidores e do ex-secretário de Gestão, Bento Lima.
A verdade é que foram apreendidos aparelhos celulares e notebooks, que servirão para o necessário esclarecimento dos fatos apurados pela Justiça.
O valor de R$ 27mil que foi encontrado na sua residência seria utilizado para pagamentos de despesas pessoais. Seguimos firmes confiando nas instituições e colaborando com as autoridades com as informações que forem solicitadas.
Mario Alexandre lamenta que essa operação tenha sido deflagrada a 10 dias das eleições e os seus adversários políticos estejam aproveitando a para divulgar a operação de forma sensacionalista”, diz a nota.
O ex-procurador do município de Ilhéus e também alvo da operação, Jefferson Domingues, ainda não se posicionou sobre o assunto. O iBahia tentou contato com o investigado, sem sucesso.
Prefeito de Ilhéus e aliado que disputa eleição são alvo de operação da PF: relembre o caso
Mario Alexandre (PSD), prefeito de Ilhéus, cidade no sul da Bahia, está sendo investigado em uma operação da Polícia Federal (PF). A Justiça Federal autorizou buscas na casa e no gabinete de Mario Alexandre, na prefeitura. Também foram autorizadas diligências contra Bento Lima (PSD), candidato a prefeito apoiado por Mario Alexandre e ex-secretário de Gestão de Ilhéus, além do ex-procurador-geral do município, Jefferson Domingues Santos, e mais duas pessoas e duas empresas.
A Operação Barganha cumpre mandados em Ilhéus, Itabuna, Vitória da Conquista, Salvador e Lauro de Freitas. Durante a ação, a PF descobriu na casa de um dos empresários investigados uma quantia em dinheiro superior a R$ 700 mil.
As investigações são baseadas na delação premiada de um investigado em uma operação anterior da PF, que apurou o desvio de recursos federais destinados ao combate à Covid. A delação foi homologada pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) com a participação do Ministério Público Federal (MPF).
De acordo com esse colaborador, o prefeito Mario Alexandre teria negociado o recebimento de propina em um contrato de serviços de coleta de lixo fechado de forma irregular pela Prefeitura de Ilhéus. O então procurador Jefferson Santos emitiu um parecer favorável à contratação, apesar de haver indícios de irregularidades.
Conforme o acordo, o prefeito Mario Alexandre ficaria com metade do lucro obtido pela empresa contratada. A negociação, segundo o colaborador, ocorreu em reuniões na casa do prefeito, envolvendo representantes da empresa.
Bento Lima, candidato de Mario Alexandre nas eleições de 2024, também era apontado como responsável por receber a propina destinada ao prefeito, oriunda dos recursos destinados pela prefeitura para a manutenção de um hospital de campanha montado durante a pandemia.
Brenda Santos
Brenda Santos
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!