Um caso isolado de MPox, ou varíola M, foi diagnosticado em Ilhéus, no sul da Bahia. O paciente que recebeu o diagnóstico é um homem de 34 anos, morador da área urbana da cidade.

O paciente realizou uma consulta após perceber várias lesões no corpo, no rosto e partes íntimas. Ele está sendo acompanhado pela Vigilância Epidemiológica da cidade e recebe os cuidados necessários, se recuperando em isolamento domiciliar. O estado de saúde do paciente não apresenta complicações.
Leia também:

Homens são condenados a 38 anos de prisão após matar indígena na Bahia

Hospital faz mutirão com 100 vagas para exames de suspeita de câncer

Faculdade realiza mutirão com atendimento médico gratuito em Salvador

Cinco homens morrem em confronto com policiais em Ibirapitanga
A Vigilância Epidemiológica de Ilhéus informou que a coleta da secreção da lesão do paciente aconteceu no dia 6 de agosto, terça-feira. As amostras foram enviadas para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em Salvador, que detectou o vírus monkeypox. O paciente deve permanecer em isolamento até o desaparecimento completo das lesões no corpo.
O contágio não aconteceu no município. O homem relatou que teve contato com uma pessoa com as mesmas características de lesões durante uma viagem que fez a Salvador.
Esse é o segundo caso confirmado pela Secretaria de Estado da Saúde da Bahia (Sesab) no município de Ilhéus, entre 2022 e 2024. Confira os dados:
Boletim Sesab sobre MPox (06.08.2024)
Ilhéus (2022 - 2024)
- Notificados: 24
- Confirmados: 2
Bahia - 2024
- Notificados: 107
- Confirmados: 36
Ilhéus diagnostica caso de Varíola M: saiba o que é o vírus
A MPOX, anteriormente conhecida como varíola dos macacos (ou monkeypox, em inglês), é o novo nome adotado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para a doença.

O surto atual de MPOX é mais alarmante do que os anteriores devido à presença de uma nova variante do vírus, que especialistas consideram ser a mais perigosa já registrada.
No Brasil, foram notificados 709 casos e 16 mortes por MPOX em 2024. Diante do risco de um novo problema de saúde pública, o Ministério da Saúde convocou uma reunião para discutir a situação.
Em nota, o Ministério informou que pretende atualizar as recomendações e o plano de contingência para a MPOX no país.
A MPOX é causada pelo vírus monkeypox, que pertence ao mesmo grupo de vírus da varíola, embora geralmente cause menos danos.
Originalmente transmitido de animais para humanos, o vírus agora também se espalha entre pessoas.

Brenda Santos
Brenda Santos
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
