Um filhote de baleia jubarte foi encontrado morto na noite da última quarta-feira (17), na Praia de Mamoã, em Ilhéus, cidade localizada no sul da Bahia. O animal, um neonato fêmea, encalhou e foi encontrado já morto quando o Instituto Mamíferos Aquáticos chegou ao local. Logo depois, uma equipe do Programa de Monitoramento da Atividade Pesqueira (BAMIN) compareceu para realizar o monitoramento previsto pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
O filhote de mais de 4 metros de comprimento tinha ainda o cordão umbilical e várias mordidas de predação por tubarão-charuto, de acordo com informações do Núcleo de Encalhes do Projeto (A)Mar.
Leia também:
O Instituto Mamíferos Aquáticos disse ao iBahia que não foi possível fazer necropsia do corpo do animal durante a noite devido à falta de iluminação. A equipe aguarda o monitoramento do BAMIM, esperado para esta manhã, para saber se a carcaça continua no local e também para realização da necropsia.
Estação favorece encalhe de baleias no Brasil
Segundo informações do instituto, casos de encalhe como este são comuns nessa época do ano, quando as baleias costumam migrar para água mais quentes.
De acordo com o Projeto Baleia Jubarte, o pico de encalhes normalmente ocorre no mês de agosto. Muitos filhotes morrem devido a más formações, ataques de predadores ou por se separarem das mães. Mais de 90% dos encalhes são baleias que morreram no mar e chegam à praia. No caso da última quarta-feira (17), em Ilhéus, o animal encalhou ainda vivo.
Já são 24 encalhes de baleias jubarte no Brasil só este ano, segundo informações do projeto. Seis deles foram na Bahia. Veja:
Encalhes de baleias jubarte no Brasil em 2024
- Janeiro: 1;
- Março: 1;
- Maio: 1;
- Junho: 7;
- Julho: 14;
- Total: 24.
Encalhes por estado:
- Santa Catarina (SC): 1;
- São Paulo (SP): 10;
- Rio de Janeiro (RJ): 3;
- Espírito Santo (ES): 4;
- Bahia (BA): 6.
Brenda Santos
Brenda Santos
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!