Ilhéus, cidade do sul da Bahia, receberá um evento gratuito em celebração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. O encontro, que acontece nesta quinta-feira (25), a partir das 14h, na Avenida Brasil, bairro Conquista, visa valorizar a resistência e luta das mulheres negras na sociedade.
O encontro contará com as palestras de três mulheres negras inspiradoras: a economista, mestra em História Econômica, doutora em Desenvolvimento Econômico e professora Natânia Silva; a advogada, mestra em Direito e professora Thyara Gonçalves; e a cientista social, professora e presidente da União de Negras e Negros pela Igualdade (Unegro) de Ilhéus Sheila Carvalho. As convidadas compartilharão suas experiências e trajetórias de construção, de luta e resistência em uma celebração aberta ao público.
Leia também:
Segundo os organizadores do evento, a comemoração tem em vista reconhecer e homenagear as contribuições históricas das mulheres negras, em prol da luta por igualdade de gênero e racial. Com as histórias motivadoras e os saberes importantes compartilhados pelas convidadas, o evento visa inspirar uma sociedade mais justa e inclusiva, além de apoiar a liderança negra feminina.
Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha: entenda a origem da data comemorativa
O Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha é comemorado no dia 25 de julho, desde 1992, quando a data foi instituída em Santo Domingo, na República Dominicana. A origem vem do 1º Encontro de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas, uma reunião que teve como objetivo denunciar a opressão e discutir soluções na luta contra o racismo e o sexismo vividos por essas mulheres. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), um dos resultados desse encontro importante foi a escolha da data para chamar atenção para a opressão e violência vividas pela mulher negra latino-americana e caribenha na sociedade.
De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), trata-se de "uma data que visa dar visibilidade às mulheres afrodescendentes e promover políticas públicas que ajudem a melhorar sua qualidade de vida e erradicar o racismo e a discriminação".
O evento em Ilhéus é uma oportunidade para um momento de reflexão sobre os desafios das mulheres negras na sociedade. O encontro é promovido pela Prefeitura Municipal de Ilhéus, por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), e vai acontecer ao auditório da PMI, no bairro Conquista.
Brenda Santos
Brenda Santos
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!