Um elefante-marinho de aproximadamente 300 kg foi flagrado no Rio Cachoeira, na tarde desta quinta-feira (31), distrito de Banco da Vitória, localizado em Ilhéus, cidade do sul da Bahia. O animal estava encalhado às margens do rio e é considerado jovem pelos veterinários do Instituto Mamíferos Aquáticos (IMA).
Conforme a veterinária Adriana Colosio, o macho está fora do seu ambiente natural que são tradicionalmente as águas geladas. Ele pode ter vindo de colônias da Argentina por meio de uma corrente acidental.
Leia também:
A veterinária ainda informou que a espécie tem características de animais solitários, que se reúnem apenas para reprodução. “Provavelmente esse jovem está no período reprodutivo e é comum a migração desses animais”, disse Adriana.
Fatores climáticos estão modificando a rota habitual dos elefantes-marinhos
Apesar de não ser comum, o IMA relata que, devido às mudanças climáticas, é notável uma maior ocorrência desta espécie no litoral brasileiro. Em maio, um elefante-marinho teria sido monitorado por cerca de um mês na região de Ituberá, no baixo sul do estado. Após o período, o animal não foi mais visto.
Com a aparição desse macho, o órgão irá avaliar para saber se é o mesmo animal.
O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Polícia Ambiental darão apoio para acompanhamento da espécie localizada.
O grupo diz que fazer a remoção e o transporte é um movimento muito estressante para o animal e precisaria também de pessoas especializadas para anestesiar e fazer o manejo, o que no momento é inviável. O Instituto ainda lembra que estes animais são protegidos por lei e qualquer tipo de incômodo causado é atribuído como crime, passível de multa e prisão.
Nanci Souza
Nanci Souza
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!