Nos últimos tempos, uma nova tendência esportiva tomou conta das redes sociais: a corrida. A prática é incentivada por diversos influenciadores digitais e vem sendo promovida como um “lifestyle". O esporte ficou tão popular que gerou um novo termo: “Running Era” ou “A Era da Corrida” (tradução literal). Em Ilhéus, no sul da Bahia, a prática se tornou popular principalmente porque os corredores podem desfrutar de paisagens de tirar o fôlego.
Denise Dantas Alves, de 43 anos, é uma dessas pessoas. Ao iBahia, ela contou que a relação com a corrida começou por conta do cansaço da musculação.
Leia também:
“Iniciei nas corridas há 2 anos. Sou praticante de musculação a mais de 8 anos e queria praticar outra atividade física. Foi aí que surgiu o interesse pela corrida. A corrida é um esporte maravilhoso, é nela que você testa todos os seus limites, nela que você se supera e te traz um sentimento de total liberdade”, afirma Denise.
Ainda em entrevista, a atleta contou que costuma treinar duas vezes na semana e também participa de competições, já colecionando diversas medalhas. O que exemplifica os dados da Associação Brasileira de Corridas de Rua (ABCR), da São Silvestre e da Ticket Sports. Eles revelam que o interesse por esse esporte aumentou no Brasil.
Em 2023, foram realizadas 150 mil corridas de rua, com um crescimento de 13% no número de participantes em relação ao ano anterior. Atualmente, estima-se que haja 13 milhões de corredores no país.
Segundo Denise, várias melhoras foram percebidas após o início da prática. “A corrida me trouxe vários benefícios: resistência, melhorou meu sono, minha disciplina, meu humor, melhorou minhas dores no ciático e dores na lombar’, conta ela.
Os benefícios citados são ainda comprovados por Thiago Sousa, pesquisador e professor de educação física. “É importante dizer que a atividade física, de modo geral, quando realizada de forma regular, traz benefícios para a saúde. E a corrida, como uma atividade física relacionada ao tempo livre e quando realizada visando um objetivo, uma meta sistematizada, vai se encaixar muito bem como exercício físico, que é uma prática voltada a obter algum resultado muito específico”, explica o especialista.
Thiago disse também que volume, intensidade e rotina são fatores que expandem para uma reação diferenciada no corpo.
“Os benefícios da corrida estão relacionados com a forma que é feita [...] Corridas que normalmente são realizadas em intensidades moderadas, 30 minutos por dia, ou três vezes por semana, por exemplo, possibilitarão benefícios em termos de manutenção do peso corporal. Melhora a condição de funcionamento do coração, em termos de bombeamento, em termos de adaptações que geram adaptações crônicas com a prática regular, em termos de ter um coração que em condição de repouso trabalhe menos, ejete mais sangue. Assim como evita a possibilidade de acúmulo de gordura nas artérias, evitando o surgimento de doenças relacionadas ao entupimento dos vasos”, explicou.
Além disso, correr pode ser benéfico para manutenção de uma saúde mental equilibrada, funcionando como uma válvula de escape. “Na questão da saúde psicológica e da saúde mental, a gente vai ter benefícios em termos de uma melhor percepção de autoeficácia, uma satisfação com a vida e diminuição dos níveis de estresse, especialmente nas rotinas laborais que acabam exacerbando as dificuldades do cotidiano [...]”, relata Thiago.
Ilhéus conta com o litoral mais extenso do estado. São cerca de 80 km de belas praias com cenários paradisíacos e mar azul. Agora que você sabe como correr pode ser proveitoso, o iBahia traz dicas de lugares para correr na cidade.
Veja lugares onde você pode correr em Ilhéus
Avenida Soares Lopes
A Av. Soares Lopes é um dos endereços mais conhecidos da cidade. Localizado no Centro, além de abrigar residências e prédios, a extensa avenida fica em frente ao mar da praia conhecida como “Praia da Avenida”.
O local conta também com uma pracinha com diversos estabelecimentos para alimentação e barracas. É uma ótima opção para quem deseja correr enquanto desfruta de uma bela paisagem, mas também para aqueles que gostam da urbanização.
Próximo à Praia da Avenida, também ficam localizados alguns importantes pontos da cidade, tais como as quadras poliesportivas, a ciclovia, a concha acústica, o Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães e o Circo Folias da Gabriela.
Ponte Jorge Amado
A ponte Jorge Amado fica ao lado da Praia da Avenida e conecta o centro à zona sul da cidade. Ela é a primeira ponte do tipo estaiada (suspensa por cabos) no estado.
Atravessando a baía do Pontal, a ponte oferece uma vista deslumbrante do litoral do centro de Ilhéus. Um lado da construção funciona para a passagem de ciclistas, enquanto o outro, para pedestres e corredores. Se exercitar na ponte enquanto observa um belo pôr-do-sol já virou rotina entre muitos ilheenses.
BA-001
A BA-001 é um trecho que passa por Ilhéus, logo depois da Ponte Jorge Amado. O trecho tem uma extensão de 2,7 km até o entroncamento da BR-251 e fica na Orla Sul da cidade, em frente ao mar.
Diversas cabanas e restaurantes estão localizados ao longo do trecho, que conta com pistas exclusivas para as pessoas caminharem e/ou correrem. Se preferir, a rota pode ser realizada na própria extensão da praia.
Avenida Lomanto Júnior
A Av. Lomanto Júnior fica no bairro Pontal, ao redor da Praia do Pontal, situada na foz dos rios que formam a Bacia de Ilhéus. A paisagem é caracterizada por suas águas límpidas e tranquilas.
O local é um dos queridinhos dos corredores pela fama de ser ponto de largada das etapas dos Campeonatos Mundiais de Triatlon. A Praia do Pontal também é muito propícia para passeios de jet-ski e caiaque.
Avenida Luís Eduardo Magalhães
Do outro lado da cidade fica a Av. Luís Eduardo Magalhães, zona norte de Ilhéus. A avenida fica no bairro Malhado, que liga Ilhéus a cidades como Itacaré e Barra Grande. Ela também acompanha uma longa faixa de praia tranquila e pouco visitada.
O local é perfeito para aqueles que buscam paz e isolamento. As praias do norte de Ilhéus são conhecidas pela ausência de grandes infraestruturas turísticas, o que mantém a praia quase intocada.
Brenda Santos
Brenda Santos
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!