O programa Exporta Mais Brasil, da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), movimenta a cidade de Ilhéus, no sul da Bahia, até quinta-feira (18). O encontro reúne cerca de 15 compradores de 12 países - Rússia, Países Baixos, Bélgica, Portugal, Lituânia, França, Alemanha, Islândia, Israel, Emirados Árabes Unidos, Argentina e África do Sul.
Na prática, a rodada de negócios é voltada para a exportação de cacau e chocolate. São 30 empresas representando o Brasil, sendo 12 baianas. As marcas abrangem desde amêndoas de cacau até chocolates bean-to-bar.
Leia também:
Além da rodada de negócios, os compradores internacionais fizeram visitas técnicas e turísticas pela cidade para fortalecer a aproximação com a produção nacional e também para conhecer as fazendas da terra de Jorge Amado.
“Os compradores internacionais visitaram uma marca exportadora que cultiva cacau no método Cabruca, preservando a Mata Atlântica. Depois eles conhecerão uma fábrica de chocolate e o Centro de Inovação do Cacau (CIC), com visitas a viveiros de cacau, áreas de colheita e uma usina de beneficiamento, além de análises de amêndoas de cacau”, contou Laudemir Müller, gerente de negócios da ApexBrasil.
Rodadas de negócios impulsionam exportações de cacau na Bahia
O evento proporciona uma aproximação acelerada entre os 15 compradores internacionais e as 30 marcas brasileiras, facilitando a exportação de produtos nacionais.
“As empresas brasileiras incluem diversos graus de maturidade exportadora, tamanhos variados, lideranças femininas e cooperativas, com uma ampla variedade de produtos à base de cacau”, complementou Müller.
O programa Exporta Mais Brasil foi criado para potencializar as exportações do país a partir de uma aproximação ativa com diferentes setores da economia de todas as regiões do país. Por meio do programa, empresas brasileiras têm a oportunidade de se reunir com compradores internacionais que vêm ao país em busca de produtos e serviços ligados a setores específicos.
Nanci Souza
Nanci Souza
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!