A cidade Feira de Santana, localizada a 100 km de Salvador, será representada na Feira Nacional de Matemática em 2025. Dois trabalhos desenvolvidos por alunos de escolas municipais foram selecionados.
Os representantes foram escolhidos na XII Feira Baiana de Matemática, que aconteceu em Amargosa. Cerca de 55 projetos de 11 municípios diferentes da Bahia foram apresentados. Entre eles, se destacaram quatro projetos de escolas municipais de Feira de Santana: dois da Escola Municipal Ana Brandoa e dois da Escola Municipal Professora Lídice Atunes Barros.
Leia também:
A seleção e indicação dos projetos foi realizada a partir das Feiras Escolares de Matemática, por meio da Secretaria de Educação de Feira de Santana. Após a apresentação para visitantes de escolas públicas, estudantes de graduação, professores e do público em geral, todos os quatro trabalhos receberam medalhas e troféus.
Feira de Matemática é um programa de incentivo ao estudo e pesquisa desenvolvidos pelos estudantes
Feira de Matemática é um programa de incentivo ao estudo e pesquisa desenvolvidos pelos estudantes (de todas as fases de escolaridade) sob a orientação de professores nos espaços e períodos escolares e de socialização desses estudos e pesquisas à comunidade por meio de uma exposição. Na Bahia já foram realizadas onze edições.
O evento visou proporcionar uma troca de experiências e conhecimentos entre os estudantes, para valorizar o aprendizado da matemática.
Conheça os projetos selecionados na XII Feira Baiana de Matemática
Entre os projetos selecionados estão das escolas de Feira de Santana estão a "Dinâmica das Forças: Elevador Hidráulico", desenvolvido pelos estudantes Igor Ricardo dos Santos Souza e Samara Jolie Aquino da Cunha, da Escola Municipal Ana Brandoa, com a orientação da professora Dayse Pereira Santos Figueredo.
O segundo é o "Iluminação Pública: Estudo sobre Distância entre Postes e Eficiência Luminosa", desenvolvido pelos estudantes Daiele Mayane Germando da Silva e Ivan Luis de Souza Santos, da Escola Municipal Professora Lídice Atunes Barros, com orientação do professor Joseph Teles Santos.
Dentre os outros projetos apresentados estão o “Movimentos da Terra Através da Robótica”. Apresentado pelas estudantes Isabel Porto Santos e Kethlyn Caroline de Jesus Lima. Ambos os projetos contaram com a orientação da professora Dayse Pereira Santos Figueredo, da Escola Municipal Ana Brandoa.
O projeto “Projeções de Sombra das Construções nas Faixas de Areia das Praias: O Caso da Praia de Cabuçu” foi apresentado pelas estudantes Dafny Sena Dias e Quevelin Cristina de Jesus Barbosa. Esses projetos tiveram o professor Joseph Teles Santos como orientador, da Escola Municipal Professora Lídice Atunes Barros.
Ketheleen Serra
Ketheleen Serra
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!