Após a vitória no Miss Itália 2024, a modelo baiana Glelany Cavalcante, de 30 anos, foi vítima de comentários xenofóbicos nas redes sociais nesta quarta-feira (19). No perfil oficial do concurso, os internautas criticaram a vitória da modelo por não ser uma "verdadeira italiana".
"Todas meninas lindas, ninguém desacredita.. mas a Miss Universo Itália deve representar as meninas italianas. Vi pouco italiano no que diz respeito ao vencedor", comentou uma italiana.
Leia também:
"Giada tinha que vencer, você não entende nada", disse outro usuário, referindo-se a outra candidata do concurso.
Em entrevista ao g1 Bahia, Glelany Cavalcante disse que os comentários são demonstrações de ignorância e que pretende levar a pluralidade cultural e a migração como pautas para a nova etapa que vai encarar: o Miss Universo 2024.
"Não me abalo e não respondo os comentários, porque são demonstrações de ignorância. Eles não dizem sobre mim, mas sim sobre as pessoas que escreveram. Eu usarei isso como ponto de força, justamente para discutirmos a importância de lutar contra a xenofobia", afirmou.
A baiana contou ainda que pretende ser exemplo para meninas e mulheres que se mudaram do seus países de origem e se sentem deslocadas na nova casa. "Eu encontrei o meu lugar, então elas também podem encontrar".
Modelo baiana é natural de Feira de Santana e vive na Itália há nove anos
Glelany nasceu e cresceu em Feira de Santana. É cidadã italiana e mora no país europeu há nove anos. Nesta quarta-feira (18), a modelo baiana venceu o concurso de beleza Miss Universo Itália 2024. A coroação aconteceu em San Ferdinando di Puglia. Com a vitória na seletiva italiana, a modelo vai representar o pais no Miss Universo 2024.
Em entrevista a TV Subaé, durante o Bahia Meio Dia, a modelo contou que aos 13 anos, foi morar em Brasília, onde iniciou a carreira como modelo. O percurso como miss começou ainda no Brasil, em 2012, aos 18 anos, quando participou do Miss Universo Distrito Federal e ficou em segundo lugar. Ela morou ainda em Goiânia e São Paulo.
Enquanto tentava a carreira de modelo, trabalhou como recepcionista de hospital e cursou Direito. A vida mudou quando foi contratada para trabalhar como modelo em Milão. Ela morou também na Perúgia, onde estudou Comunicação Publicitária e, atualmente, vive na região de Marche.
Milena Brandão
Milena Brandão
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!