Cineastas de todo o Brasil já podem inscrever suas produções na Espelho D’Água – Mostra de Cinemas Negros, que acontece em Feira de Santana, cidade a 100 quilômetros de Salvador. A Mostra, com entrada gratuita e aberta ao público, terá exibições de curtas e médias-metragens, seguidas de debates e workshops com a participação de convidados especiais.
Exibido pelo Projeto Espelho D’água, o evento tem iniciativa voltada para jovens a partir dos 15 anos, visando o fortalecimento das identidades raciais desse público e sua compreensão acerca das relações étnico-raciais através da fruição artística do cinema.
Leia também:
A Mostra de Cinemas Negros de Feira de Santana tem o objetivo de selecionar e exibir produções audiovisuais nacionais realizadas por pessoas autodeclaradas negras, pretas ou pardas e visa promover um espaço gratuito de divulgação e difusão em Feira de Santana, para ampliar o acesso às obras cinematográficas que dialoguem com as diversas formas e perspectivas dos cinemas negros brasileiros.
A curadoria será feita a partir de produções inscritas especificamente para o evento, observando os critérios de filmes que possuam protagonismo negro em representação, temática e equipe técnica. Relevando também a originalidade criatividade.
Programação da Mostra de Cinemas Negros
O evento terá exibições de curtas e médias-metragens, seguidas de debate e workshops com a participação de convidados especiais. Dentro da programação da Mostra serão realizadas:
- Roda de Conversa "Cinemas Negros e Mercado Audiovisual", 2h de duração;
- Dois workshops, sendo eles: ‘Audiovisualidades Negras e Música’, 3h de duração;
- ‘Crítica de Cinema para as Redes Sociais’, 3h de duração.
Informações da inscrição e local do evento
O evento com entrada gratuita e aberto ao público ocorrerá entre os dias 24 a 27 de setembro em dois espaços - Casarão Olhos D’água e Colégio Estadual de Tempo Integral Georgina de Melo Erismann.
As inscrições iniciaram na quarta-feira (7) e seguem até dia (14) de agosto e podem ser realizadas através do formulário disponível através do link.
Ketheleen Serra
Ketheleen Serra
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!