Um elefante-marinho foi avistado próximo à Praia de Iemanjá, em Caravelas, no extremo sul da Bahia, nesse domingo (1º). Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o animal na areia da praia, o que chamou a atenção de banhistas.
De acordo com o coordenador de pesquisa do Projeto Baleia Jubarte, Milton Marcondes, o animal foi visto durante a manhã pelos banhistas, que acionaram o instituto, pois havia risco do elefante-marinho estar preso em uma rede de pesca. Quando uma equipe compareceu ao local, o animal já tinha saído.
Leia também:
O elefante-marinho retornou à praiadurante à tarde, mas se assustou com a presença dos banhistas e voltou ao mar. Ainda segundo o coordenador, a espécie não é comum na região, mas é normal que eles venham à praia para descansar.
A recomendação é que as pessoas mantenham distância e evitem fazer barulho, para permitir que o animal descanse antes de seguir viagem para o sul.
Elefante-marinho pode transmitir gripe aviária, diz especialista
Milton Marcondes ressaltou ainda que houve casos de gripe aviária em animais desta espécie, então, é importante que as pessoas não se aproximem deles. Ele informou que, mesmo o elefante-marinho aparentando estar em bom estado de saúde, é preciso utilizar máscara durante o contato com o animal.
A equipe percorrerá a praia novamente nesta segunda-feira (2), enquanto a maré estiver baixa, para tentar localizá-lo. Caso alguém encontre o animal na praia, deve avisar para o número do WhatsApp (73) 98802-1874.
Brenda Santos
Brenda Santos
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!