A marca baiana 'Meninos Rei' apresentou suas criações na 58ª edição da São Paulo Fashion Week, na quarta-feira (16). O que poucos sabem é que os adereços usados pelos famosos e modelos serão vendidos pela Associação Pitanga de Palmares.
Os valores irão gerar renda para 25 artesãs da comunidade quilombola Pitanga de Palmares, situada em Simões Filho, município da Região Metropolitana de Salvador.
Leia também:
Durante o desfile, celebridades como a atriz Cris Vianna e as dançarinas Lore Improta e Sheila Mello utilizaram os acessórios da coleção “Axé Raízes do Quilombo”, composta por 170 peças, incluindo chapéus, bolsas, colares, brincos, tops, mochilas e pulseiras.
As criações foram desenvolvidas ao longo de dois meses de oficinas coordenadas pelos irmãos Céu e Junior Rocha, estilistas da 'Meninos Rei'.
Adereços da SPFW poderão ser comercializados em canais digitais
Com o sucesso do desfile, a Associação poderá promover e comercializar os produtos em canais digitais a partir do kit de informática que receberam. Parte da coleção será comercializada para gerar renda às artesãs, que participaram das oficinas, e a outra parte ficará como acervo da grife.
As peças foram criadas durante o projeto Collab Artesanato da Bahia, uma iniciativa do Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com a OSC Comvida. O principal objetivo da iniciativa é o da inclusão socioprodutiva do coletivo de mulheres quilombolas, contribuindo para a geração de renda e o fortalecimento da identidade e tradição cultural da comunidade.
Joana Miranda
Joana Miranda
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!