icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Juazeiro

7 de setembro em Juazeiro: conheça a evolução das fanfarras

Juazeiro recebe várias fanfarras para o desfile cívico neste sábado (7); veja programação

foto autor

Julia Gabriela

07/09/2024 às 7:00 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

No dia 7 de setembro há os tradicionais desfiles cívicos em comemoração a Independência do Brasil. Na cidade de Juazeiro, no norte da Bahia, o público é contemplado com várias Bandas Marciais ou, no mais popular, fanfarras. As escolas se preparam o ano todo para entregar grandes shows durante o desfile.

O tradicional desfile de Juazeiro passa pela Orla e pela Av. Adolpho Viana, a partir das 7h deste sábado (7), com o tema "Cuidando do presente não condenamos o futuro".

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:


				
					7 de setembro em Juazeiro: conheça a evolução das fanfarras
A musicalidade das fanfarras de Juazeiro que brilha no 7 de setembro. Redes Sociais

As fanfarras surgiram como bandas marciais nas escolas, as mais antigas da cidade são as do Colégio Edson Ribeiro, hoje desativada, e a do Colégio Rui Barbosa, conhecida como a FANAH (Fanfarra Águia de Haia).

A partir de 1998, as bandas marciais começaram a implementar outros estilos, com músicas populares no repertório. Então, no início dos anos 2000, as fanfarras passaram por um processo de transformação das antigas bandas marciais.

Repertório mais eclético e popular

Antes, as bandas possuíam um repertório mais cívico e militar, no entanto, ao decorrer dos anos, elas começaram a deixar um pouco de lado a questão cívica e passaram a ter um repertório mais eclético e popular.

Para Fagner Santos Bonfim, maestro da Banda Modelo Luís Eduardo Magalhães e que atua com as fanfarras desde 1994, essa transformação no repertório musical tem uma grande importância cultural para a cidade.

“Essa transformação de fanfarra em Banda Marcial com essa nova roupagem veio com a qualificação do aluno para que o mesmo tenha o acesso a partituras, a instrumentos profissionais e possa ter uma iniciação musical para uma futura profissionalização do mesmo.”, afirma Fagner Santos.

Assim, as bandas marciais passaram a ser fanfarras, com um instrumental mais sofisticado, que possibilita tocar músicas populares com mais clareza.


				
					7 de setembro em Juazeiro: conheça a evolução das fanfarras
A musicalidade das fanfarras de Juazeiro que brilha no 7 de setembro. Julia Gabriela

No entanto, Fagner Santos também afirma que hoje as fanfarras estão resgatando a tradicional marca das bandas marciais dos anos 80, com uma nova roupagem e uma nova visão, mas ainda com o repertório eclético, que vai desde o erudito até o popular.

Hoje, as fanfarras e bandas marciais são comandadas por alunos da rede de ensino, que levam a tradição da musicalidade no desfile de Juazeiro. Durante o ato cívico deste ano, a população juazeirense, como também turistas que irão prestigiar o evento, poderão assistir várias fanfarras e bandas marciais com um instrumentos profissionais sendo tocados pelos estudantes.

"Ao longo dos anos, as fanfarras se tornaram uma das maiores atrações do desfile cívico de 7 de setembro, levando muito público à avenida, assim passou a ter uma competição entre escolas e suas fanfarras de forma saudável e atrativa", afirma a Coordenadora Pedagógica do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, Angelita Silva.

Confira as fanfarras que estarão presentes no desfile de 7 de setembro

  • Colégio Modelo Eduardo Magalhães
  • CODEFAS
  • Colégio Rui Barbosa
  • Colégio Municipal Paulo VI
  • Colégio Municipal Anália Barbosa de Souza
  • Escola Terezinha Ferreira Oliveira
  • CAIC
  • Colegio Estadual Cecilio Mattos
  • Colegio Estadual Cecilio Mattos

O desfile se inicia com os pelotões militares, Forças Armadas, Exército, Marinha, Aeronáutica, Policia Militar, Guarda Civil, em seguida os desfiles das escolas da cidade, começando com o Colégio Militar e, em sequência, as escolas municipais (infantil), finalizando com os colégios estaduais. Ao decorrer do desfile as escolas poderão apresentar as fanfarras.

foto autor
AUTOR

Julia Gabriela

AUTOR

Julia Gabriela

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Interior da Bahia