As atrações do Festival de Verão 2023 foram anunciadas na noite desta quarta-feira (28), durante evento de lançamento na Chácara Baluarte, em Salvador. Além de alguns dos artistas que tocarão na festa, como Criolo, Majur, Margareth Menezes e Duda Beat, os responsáveis pelo FV estiveram presente e falaram sobre o desafio de fazer uma nova edição, após dois anos - por causa da pandemia do coronavírus.
"Fazer um festival é uma coisa muito complexa, porque não é sobre a música, é sobre a experiência, vivência, expectativa das pessoas. A gente está vivendo em um mundo em guerra, um mundo com dualidades políticas, depois de uma pandemia, e a gente precisa trazer para o povo esperança. A música transforma, salva. A gente quer que no Festival de Verão as pessoas saiam melhores do que entraram", pontuou Gabriela Gaspari, Head de marketing e eventos da Bahia Eventos.
Leia também:
O diretor presidente da Rede Bahia, Paulo Cesena, destacou que as atrações seguem uma lógica. Neste ano, os artistas farão encontros no palco. "O mais importante para nós é promover encontros inéditos, que alguns nunca estiveram na Bahia, nem no Brasil. A gente sabe que claramente o sucesso do festival é ter um conjunto de atrações únicas, além da experiência que a gente pode mostrar. É um conjunto de atrações que constroem uma narrativa, que vão trazer uma experiência única para o público", disse.
Uma das novidades do evento é a contratação do cantor e compositor brasileiro, Zé Ricardo. O artista, que desde 2008 é o curador do Palco Sunset do Rock in Rio, traz para o FV toda expertise dos grandes festivais do Brasil e inova na composição da grade do FV, misturando as raízes da festa com a contemporaneidade do público.
"Na verdade, a intenção, não é inventar a pólvora, é falar assim 'olha só, tem um lance novo aqui, vamo ver'. É sobre isso. É sobre provocar. Eu acho que provocar uma empresa tão poderosa, além de todas as ações que elas fazem, trazem para o Festival de Verão o Quabales, como projeto social, e convidar a outras marcas a virem patrocinar o Quabales, ajudar, investir, também é uma outra provocação. Provocar as pessoas que percebam que nós somos o meio ambiente. O meio ambiente não está à nossa disposição, nós somos a natureza. Um indígena não corta um braço, assim como ele não corta uma árvore, porque ele é a árvore. A natureza não está à nossa disposição. Nós somos a natureza. Então, eu acho que toda essa narrativa ela foi apresentada aqui, ela vai permear o festival, e eu espero que a gente consiga fazer com que os baianos e as pessoas ao redor do Brasil se sintam abraçadas e queiram vir para Bahia", declarou.
Confira as atrações do FV 23:
- Criolo convida Ney Matogrosso
- BaianaSystem convida Olodum
- Carlinhos Brown convida Duda Beat e Àttooxxá
- Ivete Sangalo convida Luedji Luna
- Jão convida Pitty
- Ludmilla convida Gloria Groove
- Gilberto Gil convida Caetano Veloso
- Orochi convida Djonga
- Ferrugem convida Xande de Pilares
- Filipe Ret convida Caio Lucas
- Xama e convidado
- Margareth Menezes, Majur e Larissa Luz
- Saulo com Marina Sena
- Bell Marques
- Luísa Sonza
- Leo Santana e convidado
Leia mais sobre Festival de Verão no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.
Cláudia Callado
Cláudia Callado
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!