Mais de 80 mil pessoas marcaram presença na edição histórica de 25 anos do Festival de Verão. O evento aconteceu no sábado (27) e domingo (28), no Parque de Exposições, em Salvador. Foram cerca de 30 horas de música e mais de 40 atrações de gêneros variados.
"Foi tudo o que podíamos esperar de uma edição que celebrou os 25 anos desse festival que cresce a cada ano. Foi histórico e tenho certeza que vai permanecer na memória de quem veio por muito tempo", comemorou Rogério Bruxellas, presidente da Rede Bahia.
Leia também:
Para este ano, a organização do evento realizou uma série de mudanças estruturais e o principal objetivo foi de proporcionar mais comodidade e segurança ao público.
Uma das novidades foi a expansão do espaço entre os palcos Cais e Ponte, que ficaram um de frente para o outro, e evitou aglomerações, além de permitir que as pessoas transitassem com tranquilidade no intervalo dos shows.
"O maior patrimônio do festival é o nosso público e a meta é torná-lo cada vez mais fiel. Tem gente que veio a absolutamente todas as edições nesses 25 anos de história. Então, para proporcionar mais conforto aos frequentadores, aumentamos em quase 15 mil metros quadrados a área de ocupação no parque e ampliamos consideravelmente a praça de alimentação", explicou Rogério Bruxellas.
"Não medimos esforços para tornar o evento ainda mais convidativo e de modo que as pessoas pudessem aproveitar tudo que o festival oferece com conforto, segurança e muita música boa. Também expandimos as áreas de acessibilidade, com mais plataformas para cadeirantes e PNEs, e todos os shows dos palcos principais contaram com a tradução em libras", complementou.
No local, foram oferecidos espaços climatizados e pontos de hidratação. Também foi incluída uma delegacia das polícias Civil e Militar dentro da arena para reforçar a segurança do público. Além da programação nos palcos, o evento contou com diversas opções de entretenimento.
"Nesta edição tivemos um aumento bem significativo de marcas patrocinando e apoiando o festival, bem como um crescimento expressivo de experiências trazidas por elas. As marcas investiram muito em seus espaços e estandes, o que gerou muito engajamento do público. Foram ativações muito customizadas pelas empresas, que identificaram a melhor maneira de se comunicarem com o público do festival, o maior do verão brasileiro", celebrou Bruno Portela, head da Bahia Eventos, empresa que que realiza o Festival de Verão.
O Festival de Verão Salvador é uma realização da Bahia Eventos, empresa de entretenimento da Rede Bahia, correalizado pela Salvador Produções.
Iniciativas sociais e ambientais
O Festival de Verão renovou a iniciativa com um programa de investimentos de recursos no projeto Quabales, que é idealizado pelo multi-instrumentista, compositor e produtor Marivaldo dos Santos. O grupo já atendeu mais de 6 mil crianças, jovens, adultos e pessoas da terceira idade em oficinas culturais ao longo de mais de dez anos de trajetória, no Nordeste de Amaralina, em Salvador.
Nas pautas ESG, o evento teve pelo segundo ano consecutivo iniciativas de gestão de resíduos através da estação de reciclagem ao vivo e a compostagem dos resíduos orgânicos.
O festival previu ainda um plano de adaptação climática, com áreas de hidratação e de resfriamento, além de operações de mitigação e neutralização das emissões de gases de efeito estufa através de ações ambientais compensatórias, garantindo as certificações de evento neutro e resíduo zero.
Todo os resíduos sólidos e os óleos usados pelos restaurantes do festival também serão reciclados, assim como parte dos materiais utilizados na estrutura, casos das lonas e tecidos, que serão destinadas a ONGs para serem transformados em itens de uso diário, como roupas e bolsas, e posteriormente comercializadas.
Mayra Lopes
Mayra Lopes
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!