"Se eu pudesse definir Jão em uma palavra, seria amor”. Essa frase é de uma fã do cantor e compositor paulista que está prestes a se apresentar no Festival de Inverno Bahia, evento que acontece em agosto na cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano.
Com letras profundas e uma voz marcante, Jão tem conquistado fãs por todo o país. Para entender o que move essa paixão, a equipe do iBahia conversou com dois fãs do artista: Hériclys Henrique, de 28 anos, e Ana Carla Lima, de 18 anos. Eles compartilham suas paixões e inspirações pelo cantor de pop.
Leia também:
Hériclys Henrique: "Quem gosta do Jão se identifica por ele trazer a verdade dele nas músicas."
Hériclys se considera um dos primeiros fãs de Jão, acompanhando sua trajetória desde o início. "Me encantei ainda mais por conhecê-lo desde o começo; conhecer a história dele. Quem gosta do Jão também se identifica com o que ele carrega. Ele leva muita verdade nas letras dele, o que ele vive, o que ele sente”, conta o jovem.
Apesar de ter nascido em São Paulo, Hériclys se mudou para a Bahia aos 11 anos. Ele morou em Caculé e reside há oito anos em Vitória da Conquista. Cantor independente e criador de conteúdo digital, ele conheceu Jão no início da carreira do artista, quando ele ainda fazia covers, como o de “Bang” da cantora Anitta, em 2016. O fã se encantou pelo estilo e voz de Jão, identificando-se com suas letras sinceras e emocionantes.
"Eu me identifiquei com o estilo dele e comecei a pesquisar mais sobre o artista. Desde então, acompanho cada passo de sua carreira", explica.
Hériclys sempre gostou de música pop e destacou a importância de Jão como um artista que revolucionou o cenário musical brasileiro. Para ele, a música de Jão é uma fonte de inspiração que o acompanha em momentos importantes da vida.
"A gente não tinha um artista pop de lotar estádio, fazer show com temática do álbum. O Jão revolucionou o que a gente esperava de um cantor pop aqui no Brasil."
Além de ser fã, Hériclys também é um artista independente que encontra inspiração na trajetória de Jão. Ele destaca que a persistência e o sucesso do cantor motivam sua própria jornada musical.
"Eu sempre quis viver de música e inclusive é o meu sonho. Jão é um dos que me inspira justamente por isso. A história dele é de muita persistência, foram passinhos lentos e isso me inspira. Sei que é difícil construir uma carreira; uma imagem, mas não posso parar. Se para ele deu certo, para mim também vai dar", relata.
O show no Festival de Inverno Bahia será o primeiro que Hériclys assistirá ao vivo. "Estou muito animado desde que anunciaram o Jão no festival. Quando vi a divulgação, surtei, comecei a gritar e mandar mensagens para os meus amigos", relembra.
Ele também relata como reagiria se pudesse se encontrar com o cantor. "Coleciono os CDs do Jão. Com certeza iria chorar, surtar e pedir para ele autografar algum CD. Também iria pedir para ele cantar minha música favorita, 'Lobos', diz o jovem, revelando uma tatuagem em homenagem a essa música.
Hériclys também contou ao iBahia sobre os álbuns de Jão que têm relação com momentos específicos da vida dele. "A música 'Lobos' foi lançada em um período em que eu estava me mudando; e o álbum fala do sentimento de uma pessoa do interior que vai em busca dos sonhos, então me identifiquei."
Em 2019, o cantor de pop lançou o álbum "anti-herói", um álbum melancólico que acompanhou o fã durante o período da pandemia. " É um álbum que toca na ferida, escutava todos os dias durante a pandemia. Jão tem música para todos os momentos, ele é um artista completo", finaliza Hériclys.
Ana Carla Lima: "Conheci Jão em 2018, quando estava em uma época bem difícil da minha vida."
Ana Carla Lima tem 18 anos, é do interior de Pernambuco e tem três irmãos. Conheceu Jão em 2018, através de seu irmão Alison. "Conheci as músicas do Jão através do meu irmão que costumava escutar as músicas dele. Desde que ouvi a primeira música, não parei mais", conta.
O single favorito se chama "A Última Noite". Para ela, a interpretação do artista mexe com o íntimo de forma inexplicável.
"Me identifico bastante, a letra toca no coração e mexe nos meus sentimentos", explica Ana, que tem uma tatuagem em homenagem ao novo álbum de Jão, incluindo a música "Rádio", uma de suas favoritas.
O show de Jão no Festival de Inverno Bahia será o primeiro que Ana assistirá. Por isso, a expectativa está nas alturas. “Se eu tivesse a oportunidade de encontrar ele, acho que iria me tremer toda, minha pressão ia abaixar."
A videomaker e o irmão, que é artista plástico, são grandes admiradores do cantor e estão planejando entregar um quadro feito por ele em homenagem à avó do cantor, que já faleceu.
"Na última turnê, Jão se apresentou em Recife, mas eu não consegui ir. Agora, com certeza, vai dar certo. Meu irmão está fazendo um quadro em homenagem à avó dele, que já faleceu. Vamos viajar cerca de 24 horas só para esse show", revela a pernambucana.
Com 25 anos, Alison já fez quadros de vários artistas e teve a oportunidade de entregá-los pessoalmente. Na lista, estão João Gomes, Pedro Sampaio, Luísa Sonza e Anitta, que expôs a tela durante o documentário da Netflix.
Para Ana, Jão é mais do que um artista, ele é uma terapia. "Se eu pudesse definir Jão em uma palavra, seria amor. Conheci ele em 2018, quando estava em uma época bem difícil da minha vida. Tinha 12 anos, então estava me conhecendo e conhecendo as coisas da vida. Foi uma época de muita ansiedade e, quando escutei Jão, foi como uma terapia para mim. Me ajudou a passar por esse momento difícil e me ajuda até hoje", finaliza.
Jão se apresentará pela primeira vez no Festival de Inverno Bahia
Conhecido pelos sucessos “Idiota”, “Essa Eu Fiz Pro Nosso Amor” e “Pilantra”, Jão, que está em uma ‘Superturnê’ pelo Brasil, irá se apresentar pela primeira vez no Festival de Inverno Bahia. O evento acontecerá entre os dias 23 e 25 de agosto, no Parque Teopompo de Almeida, em Vitória da Conquista.
Line-up:
23/08 (sexta-feira)
- Nando Reis e Anavitória
- Xand Avião
- SPC
24/08 (sábado)
- Filhos de Jorge
- Maiara e Maraísa
- Menos é Mais
- Samuel Rosa
25/08 (domingo)
- Ana Castela
- Jão
- Seu Jorge
Os ingressos podem ser adquiridos no Sympla ou nos pontos de venda fixos em Vitória da Conquista: Boulevard Shopping (loja DMK DUO), Central de Ingressos (Shopping Conquista Sul e Galeria Panvicon), Banca Central (Praça Barão do Rio Branco) e Loja Taco (Av. Olívia Flores, 686).
O evento é realizado pela Bahia Eventos, empresa de entretenimento da Rede Bahia, em parceria com a TV Sudoeste.
Joana Miranda
Joana Miranda
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!