A festa tradicional da Lavagem de Jauá começou na manhã desta sexta-feira (27) com um cortejo em homenagem a Bom Jesus dos Navegantes. O trajeto realizado por moradores, turistas e autoridades cobriu quase três quilômetros que unem a estrada de Jauá à Igreja Católica, nas imediações da Praça do Papagaio, em Camaçari.
A festa está sendo retomada depois depois de ter ficado suspensa durante a pandemia de Covid-19. O cortejo começou pela ala das baianas que foram acompanhadas por atrações culturais comtempladas pelo edital Cidade Cultural, do subprograma Camaçari Tem Cena, da Secretaria de Cultura (Secult).
Leia também:
Animaram a caminhada os grupos Som do Timbal, a Companhia Alaketu e o samba de roda da Nativas de Arembepe. Também participaram das homenagens as charangas da Fanfarra Popular de Parafuso (FANPOP) e da Alegria e os grupos de capoeira Viola de Ouro e Capoterapia e Libertação Arte.
Os ambulantes também participaram ativamente das homenagens para Bom Jesus da Lapa. A festa conta com dois palcos, o Praça e Praia. Ainda na tarde desta sexta, acontece a versão profana das comemorações da data. Às 13h, aconteceu o show de Erick Nunes e, às 15h, a festa continuou com uma apresentação de Dinho Ribeiro.
As comemorações continuam no sábado (28) e domingo (29). Confira abaixo as atrações que se apresentaram nestes dois dias:
Blocos
Sexta-feira (27/1), às 15h – As Cadangas, com Ph Jafras
Sábado (28/1), às 15h – União do Guetto
Domingo (29/1), às 15h – Enchendo e Derramando, com Samba Comunidade
Palco Praia
Sábado (28/1)
13h – Samba e Sintonia
14h30 – Marcos Cerqueira
16h – Expressão Popular
Domingo (29/1)
13h – Samba do Preto
14h30 – Turma do Samba
16h – Grupo Fascinante
Palco Praça
Sábado (28/1)
20h – Beat Brazil
22h – Ph Jafras
00h – Adão Negro
02h – Theuzinho
Domingo (29/1)
18h – Sérgio Jr.
19h30 – União do Guetto
21h – Alex Moreno
22h – Pablo
Leia mais sobre Bahia no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!