icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Dia contra LGBTFobia

Veja expressões homofóbicas para tirar de vez do vocabulário

Violência contra os LGBT+ vai muito além da física, ela começa, com aqueles tipos de brincadeira em rodas de amigos, universidades, estádios e mais

foto autor

Redação iBahia

17/05/2023 às 6:00 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

				
					Veja expressões homofóbicas para tirar de vez do vocabulário
Foto: Freepik

O Dia Internacional contra a LGBTFobia, lembrado nesta quarta-feira (17), é uma importante data para reforçar e defender o respeito da população LGBTQIAPN+, além de conscientizar a população de que essas pessoas têm de conviver diariamente com o preconceito.

Somente em 2023, 80 pessoas LGBTQIAPN+ foram mortas. O levantamento feito pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) em parceria Observatório de Mortes e Violências contra LGBTI+, contabilizaram - de janeiro até abril -, 50 pessoas travestis e mulheres trans, dois homens trans e transmasculino, 26 homens gays cis e duas mulheres lésbicas cis.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

A violência contra os LGBT+ vai muito além da física, ela começa, principalmente, com aqueles tipos de brincadeira em rodas de amigos, em universidades, estádios de futebol, entre outros locais.

Confira abaixo expressões homofóbicas para tirar de vez do vocabulário.

1. "Lá ele"

A frase é bastante utilizada para as pessoas se defenderem de frases de duplo sentido. Quando alguém finaliza uma fala e ela soa parecida com uma rima que possa atingir a masculinidade de um indivíduo, o baiano de imediato dispara: "La ele!".

2. "Não tenho nada contra gay, tenho até amigos que são"

Essa uma das frases clássicas da homofobia velada. Ela é sempre dita quando a pessoa tenta se afastar do preconceito, mas permanece sendo preconceituosa pois mantém a pessoa gay em um local de anormalidade.

3. "Que desperdício você gostar de alguém do mesmo sexo"

Essa é uma das frases que mais é propagada - principalmente em eventos festivos como carnaval. De forma velada, a pessoa difere as palavras no momento em que flagra pessoas do mesmo sexo vivendo um romance ou uma pegação.

4. "Quem é o homem da relação? Quem é a ativa e passiva?"

Essas frases se baseiam de uma visão heteronormativa de que uma relação sexual deve acontecer apenas entre homens e mulheres. O que é totalmente o contrário. Mulheres se relacionam sim com mulheres entre outros.

5. "Ela (e) está indeciso (o)"

A problemática nessa fala é que induz que as pessoas LGBTQIAPN+ são mal resolvidas consigo mesmas, o que é uma inverdade. Pressupõe também que existe apenas uma forma de se relacionar.

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Fervo das Cores