O ator e modelo trangênero Tarso Brant, conhecido por ter estrelado a novela "A Força do Querer" e ter sido o primeiro participante trans do reality show "De Férias com o Ex", foi o convidado da live Fervo das Cores desta sexta-feira (30). Durante o bate papo, Tarso falou sobre seu processo de transição, identidade de gênero e a forma com que encara as dificuldades que já passou.
O modelo pontuou que o sentimento de "estranheza" com o próprio corpo vem desde sua infância. "No Jardim da Infância eu já tinha essa percepção de que eu era um garoto fantasiado de menina. Sempre me identifiquei mais com o universo masculino, o que me chamava mais atenção era estar conectado com este universo", disse o ator durante a entrevista com o repórter do iBahia, Elson Barbosa.
Leia também:
Falar abertamente sobre essa sensação nem sempre foi fácil para Tarso, que passou por diferentes fases entendimento de si. "Foi uma trajetória de entendimento através das situações de vida essenciais para saber o que faz parte de você e o que não faz", pontuou o artista sobre entender o quanto "Tereza", como era chamado antes da transição de gênero, foi importante para seu processo de amadurecimento.
O Ex-De Férias com Ex começou seu processo de transição aos 16 anos. Apesar disso, Tarso pontua a importância de entender que a auto percepção nasce com a pessoa trans. "Foi com 19 para 20 anos que eu comecei o processo de transição com hormonização, mas quando a gente é trans a gente nasce como trans", enfatiza.
Hoje, Tarso é considerado uma figura de grande importância para a visibilidade trans. Ele ressalta que parte desse processo aconteceu graças à sua participação na novela "A Força do Querer", onde a história de seu personagem colocou luz às dores e histórias da vida de uma pessoa trans.
Com essa relevância e, consequentemente, empatia que recebeu graças a novela, o ator percebeu a necessidade de se colocar de maneira diferente ante à violência. "Dentro do meu entendimento, dos casos [de violência] que vivi eu sempre absorvi o que era positivo para que eu pudesse evoluir naquela situação", comenta Tarso.
Veja abaixo a entrevista completa:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!