O bailarino, ator e coreógrafo Lyu Árisso, conhecido por interpretar a Yolanda no filme baiano "Ó Paí Ó", foi o convidado para a live do Fervo das Cores desta sexta-feira (5). Durante a entrevista, Lyu falou sobre a discriminação que sofreu por ser gay, assim como sua carreira enquanto ator e seus projetos para o futuro.
Escalado para o filme "Ó Paí Ó 2", sequência do filme que é um clássico do cinema brasileiro, o ator falou sobro lançamento do longa. "Está mais perto do que longe. Já estou preparando o modelito", falou Lyu sobre a ansiedade para que o filme chegue aos cinemas.
Leia também:
O ator também deu mais detalhes sobre o que esperar da personagem Yolanda na continuação do filme. "A Yolanda não pode ser mais 'virada nos 800', ela está mais madura. Ela continua sendo explosiva e com a safadeza dela, mas agora mais gentil", contou o ator aos risos.
Ele pontuou ainda que a continuação de "Ó Paí Ó" apresentará novos lados da personagem, que terá novos relacionamentos na trama.
Projetos
Além disso, Lyu comentou sobre sua carreira e como, apesar de ser grato por todo o reconhecimento que conseguiu através do cinema, enfrentou muitas dificuldades para conseguir patrocínios e alavancar projetos. "Cansei de bater na porta de diretores", comentou ele.
Diante disso, o ator resolveu dar início aos próprios projetos e contou que está estruturando uma peça de teatro, da qual será diretor. O projeto será um musical intitulado "Reis e Rainhas da Antiga África Ocidental", que é um resgate histórico da negritude, segundo o ator. "Existem alguns brancos que deturparam a história negra e eu preciso mostrar essa história", afirmou Lyu.
Preconceito
Apesar de ter sofrido muito preconceito ao longo de sua vida, Lyu afirma que nunca abaixou a cabeça em situações de violência. Ele também pontuou que não "levanta bandeiras" e que se posiciona diante de diversos assuntos e não só as ligadas à comunidade LGBTQIAPN+.
"Eu não levanto a bandeira, eu sou da bandeira", afirmou o artista. Confira o bate papo completo:
Quem é Lyu Árisson?
Lyu é bailarino, ator e coreógrafo e iniciou os estudos de teatro em 1986, quando viajou pelo mundo como membro do Ballet Folclórico da Bahia, onde permaneceu por 10 anos sob direção do premiado coreógrafo Zebrinha.
Além disso, o ator fez cursos de interpretação com importantes profissionais, como Gilberto Filho e Meiran Vargas. Em 2007, Lyu fez seu trabalho de maior repercussão ao interpretar Yolanda, no filme "Ó Paí Ó".
O ator continuou a fazer sucesso na série que é produto do filme, e recebe o mesmo nome, entre os anos de 2008/2009, exibida na Rede Globo. Em 2019, o ator integrou o elenco da série “Irmãos Freitas”, do canal Space.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!