O ativista e fotógrafo baiano Ton Shübber, 37 anos, vai representar o Brasil na 25ª Conferência Internacional da Aids, que acontece em Munique, na Alemanha. O evento ocorrerá de 22 a 26 de julho, onde Ton apresentará sua exposição fotográfica intitulada "DRAG-SE: Combined HIV Prevention" (DRAG-SE: Prevenção Combinada ao HIV). Esta exposição convida à reflexão sobre a trajetória de 40 anos dos movimentos sociais em resposta ao HIV/Aids e destaca o papel crucial da comunidade LGBTQIAPN+ por meio de sua diversidade e expressão artística.
Natural de Salvador, Ton Shübber carrega consigo uma história de vida marcada pela superação do estigma que atinge Pessoas que Vivem com HIV (PVHIV). Diagnosticado em 2017, ele descobriu no "artivismo" (ativismo + arte) a principal ferramenta para transformar sua experiência em algo positivo e inspirador. Foi por meio da fotografia que o baiano se aproximou das artistas transformistas da cena soteropolitana, o que possibilitou a criação do ColetHIVo Drag X – Drag Queens em Defesa do Sistema Único de Saúde (SUS). Esse coletivo de artistas da cultura drag queen atua como uma eficaz tecnologia pedagógica, disseminando conhecimento e combatendo o preconceito através da arte.
Leia também:
Exposição 'DRAG-SE: Prevenção Combinada ao HIV'
A exposição fotográfica "DRAG-SE: Combined HIV Prevention", especialmente intitulada para o evento internacional, transcende a beleza estética característica da cultura brasileira. As fotos conceituais destacam as artistas do ColetHIVo Drag X - Ferah Sunshine, Towanda Verde Frita e Verenna Drag - que criaram vestimentas e maquiagens inspiradas na Mandala da Prevenção Combinada, utilizando elementos de diferentes métodos preventivos como preservativos, pílulas e seringas em suas produções.
Além de celebrar a diversidade, a exposição funciona como uma ferramenta educativa, tornando a Prevenção Combinada do SUS acessível e visualmente atraente.
A Conferência Internacional de Aids: um marco na luta dos movimentos sociais
A 25ª Conferência Internacional de AIDS reúne milhares de pessoas vivendo com HIV/AIDS, além de profissionais da saúde e cientistas de todo o mundo, para discutir avanços, desafios e perspectivas futuras na luta contra a AIDS. Este evento oferecerá uma plataforma significativa para coordenar estrategicamente uma resposta unificada e equitativa à epidemia. Ele destacará globalmente que a resposta ao HIV/AIDS se baseia em evidências e prioriza as pessoas, tema central desta edição.
“A minha participação nesse evento de relevância global, representa um importante passo na visibilidade da diversidade e na expressão artística da comunidade LGBTQIAPN+ brasileira, que celebra a arte drag. A exposição serviu para evidenciar a arte como uma tecnologia de transformação social, ao tornar a Prevenção Combinada acessível e visualmente atrativa. "DRAG-SE" tem o potencial de informar o público sobre a importância da prevenção combinada ao HIV e além de outras IST’s e inspirar toda a sociedade para combater à Aids, enfrentando o estigma, o preconceito e a discriminação”, diz Ton.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!