icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Caravana das Drags

Conheça a artista baiana que estará no reality show de Xuxa

DesiRée Beck conta detalhes do reality das drags e sobre carreira artística

foto autor

Elson Barbosa

26/03/2023 às 9:00 • Atualizada em 26/03/2023 às 10:59 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

				
					Conheça a artista baiana que estará no reality show de Xuxa
Divulgação / Redes Sociais

No próximo dia 14 de abril, estreia no Prime Video a primeira temporada do reality show ‘Caravana das Drags’, comandado por Xuxa Meneghel e Ikaro Kadoshi. Dentre as 10 participantes, a Bahia vai estar bem representada por DesiRée Beck, interpretada pelo artista Michael Batista. Com mais de 16 mil seguidores nas redes sociais, ela esbanja simpatia, talento e representatividade, que foram fundamentais para que conquistasse uma vaga no reality, que teve cerca 300 selecionadas na primeira fase.

Apesar de morar em Salvador há mais de 15 anos, DesiRée tem um grande apreço pela cidade de Irecê, no interior da Bahia, onde nasceu e cresceu. Atualmente, ela expõe com tranquilidade a arte drag, mas em entrevista ao Fervo das Cores, do portal iBahia, destacou que precisou passar pelo processo de entender que poderia viver dessa arte, mesmo com todos os preconceitos e obstáculos que perpassam por ela.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

E foi através do programa ‘Rupaul's Drag Race’, apresentado por RuPaul, a drag queen mais famosa do mundo, que DesiRée se inspirou. “Na época, as pessoas começaram a discutir sobre o assunto. E eu, que não conhecia a arte drag, a partir do programa, fui conhecer. Me apaixonei logo de cara e me identifiquei. Demorei um tempo até formular a ideia [de ser uma drag], pois são várias questões sociais, família, marido. É uma vida. Até que eu precisei ter esse momento, onde consegui me dedicar a isso”, disse.

Após esse start, ela começou a buscar formas e motivações para expor a arte drag. “Eu tinha um sonho de participar de um concurso, então procurei o cenário local para ver as possibilidades. E foi através da Rainha Loulou, que estava promovendo um, que eu entrei e foi ali que me vi como drag. Desde aquele momento, em 2015, nunca mais deixei de me montar”, relembrou.

E, realmente, Beck não quis mais deixar a paixão de lado e optou por tornar o segmento artístico sua principal profissão. Inclusive, ela credita o momento em que deixou a faculdade para viver da arte como o ponto alto dessa transição.

Aspas da citação
“As coisas apenas foram fluindo. Eu comecei apenas para participar de um concurso. Então, eu vi ali apenas a oportunidade de saciar um sonho, um desejo. Ou seja, nunca parei para pensar qual foi o momento que deu aquele estalo de que ser drag seria minha profissão. Eu estudava, na época, Gastronomia e deixei o curso para viver dessa arte. Então, eu vou creditar o momento em que eu deixei o curso na Universidade Federal da Bahia (UFBA) como o start inicial para que eu levasse a drag mais a sério”.

Participação na ‘Caravana das Drags’

Atuando profissionalmente como drag queen, realizando apresentações em bares de Salvador, participando de eventos, entre outras coisas, Desirée começou a ganhar ainda mais notoriedade, tanto no meio artístico como nas redes sociais.

E foi através da internet que surgiu a oportunidade de participar do programa ‘Caravana das Drags’, que será transmitido em cerca de 190 países. Durante o bate-papo com o Fervo das Cores, ela contou que uma produtora do reality entrou em contato através do direct do Instagram.

No caso, a produtora do caching, que é a Mila, mandou mensagem pelo Instagram, informando que estariam fazendo uma audição para participar do programa. 300 drags de todo o país participaram de várias etapas, até que tivemos o momento da audição, com apenas 20 artistas. Nessa fase, tivemos que fazer uma apresentação totalmente livre, de até 10 minutos, na frente de Xuxa e Ikaro Kadoshi, e a partir dali saiu as integrantes que estão participando do reality”, explicou.


				
					Conheça a artista baiana que estará no reality show de Xuxa
Divulgação / Redes Sociais

Estar entre uma das selecionadas é motivo de alegria e, segundo ela, traz um sentimento de responsabilidade. “Nós não temos tantas oportunidades. Então, falar que eu estou participando da Caravana das Drags não tem como não dizer que eu tenho uma responsabilidade de representatividade. E essa responsabilidade não é só sobre mim, é sobre muitas outras pessoas que estiveram / estão na minha vida e me ajudaram a abrir essa janela”.

Importância de expor a arte drag

Recentemente, no estado de Tennessee, nos Estados Unidos, uma lei foi criada para proibir as drag queens de se apresentarem em público e para menores de 18 anos. Na verdade, já são 26 projetos de lei que limitam a manifestação artística em outros 13 estados americanos. Como são regiões de maioria conservadora, as propostas podem ser aprovadas.

Sobre o assunto, DesiRée Beck pontuo que “tem muito medo de que isso se torne uma tendência” e enfatizou: “Então, a gente tem que se fortalecer localmente, nacionalmente, globalmente, para que as coisas não existam”.

Durante o bate-papo, ela ainda destacou o universo que há dentro do mundo drag e as diversas possibilidades que essa arte possibilidade. “Drag é apenas um ponto de partida. Dentro desse nicho há pessoas que cantam, que dançam, que atuam, que fazem ‘n’ coisas. Então, drag é muito mais um nome político para que essas pessoas entrem nesse nicho, consigam se identificar, e a partir daí elas consigam fazer suas aspirações”.

Para finalizar, a baiana ainda reforçou a importância de exaltar as diversas artistas que vivem da arte drag:

“As pessoas perguntam muito o que podem fazer para enaltecer a arte drag. E eu digo: ‘Conheçam’. E conheçam não só aquelas que estão na TV, pois com certeza tem as drags que estão nos bares, no teatro, em diversos lugares fazendo sua arte”.

Foto do autor
AUTOR

Elson Barbosa

AUTOR

Elson Barbosa

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Fervo das Cores