A capital baiana vai receber a partir do mês de novembro mais um espaço de acolhimento para a comunidade LGBTQIAP+. O nome do local será uma homenagem à deputada federal Erika Hilton (PSOL/SP), primeira mulher transexual a ocupar uma cadeira no Congresso Nacional. O evento de lançamento está previsto para acontecer no dia 24 de novembro, com a presença da parlamentar.
A coordenação da Casa de Luta e Acolhimento Erika Hilton ficará sob responsabilidade do ativista Douglas Oliveira. Em entrevista ao iBahia, ele falou da importância de ter um espaço como esse em Salvador.
Leia também:
“Precisamos apoiar e acolher pessoas LGBTQIAPN+ em situação de vulnerabilidade através de um espaço que seja seguro e acolhedor. As pessoas que serão acolhidas na Casa, em sua maioria, foram expulsas de suas casas e estão sem vínculos afetivos”, destacou Oliveira, que ainda afirmou que, apesar de não ter sido inaugurada, a casa já está funcionando com 12 pessoas acolhidas.
Durante o evento de apresentação que aconteceu nesta quinta-feira (5), na sede do Centro de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT (CPDD LGBT-BA), Douglas, ao lado de Renildo Barbosa, Coordenador Geral do CPDD, instrumento da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos - SJDH, explicou como vai funcionar o atendimento na Casa.
“A porta de entrada se dá através da avaliação pela equipe do CPDD LGBT (@CPDDBAHIA), de pessoas que vem pela divulgação ou encaminhadas. A capacidade total da Casa, em sistema de república, é de 16 pessoas LGBTQIAPN+. Atualmente temos 12 devido a necessidade de mobílias que estamos recebendo por doação”, contou Oliveira.
Participaram da ação de apresentação: Ministério Público; Defensoria Pública; Secretaria Municipal de Assistência Social; Conselho Municipal de Assistência Social; Consultório na Rua; Coordenação LGBT do Estado e do Município; ABGLT; GGB; assessoria da Mandata Pretas por Salvador, dentre outros convidados.
Os interessados em saber mais detalhes sobre a Casa de Acolhimento podem conferir as informações no Instagram @casadeacolhimentoerikahilton. Detalhes do local não foram divulgados por questão de segurança.
Agradecimento de Erika Hilton
Em um vídeo compartilhado pela deputada Erika Hilton, ela agradeceu a homenagem que está recebendo com a inauguração do espaço.
“Gostaria de agradecer imensamente o carinho e a homenagem de um espaço de acolhimento que carregará o meu nome. Infelizmente, ainda hoje na sociedade, não conseguimos garantir que a nossa comunidade tenha o acesso digno de moradia, trabalho e uma série de outros direito. E essa é a nossa luta constante e diária, por uma sociedade que respeite e valorize os nossos direitos, e que a gente não precise mais construir espaços de acolhimento. Que todos possam garantir as suas próprias renda, suas próprias moradias”, disse a parlamentar.
Ela complementou: “Enquanto isso não acontece, espaços que acolham com amor, que dê amparo, dignidade, são extremamente necessários e essenciais”.
Veja vídeo completo
Elson Barbosa
Elson Barbosa
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!