Pelo quinto ano consecutivo, o Vitória não estará nas semifinais do Campeonato Baiano. O Leão apenas empatou com o Barcelona de Ilhéus, no Barradão, e foi eliminado na primeira fase da competição, terminando em sexto lugar.
No entanto, neste ano, o vexame trouxe uma nova consequência: o Vitória pode ficar fora da próxima edição da Copa do Brasil. Para conseguir vaga na competição nacional, o Rubro-Negro vai precisar ser campeão da Copa do Nordeste ou da Série B. Outro caminho para o time baiano é vencer a própria Copa do Brasil em 2023.
Leia também:
Ou seja, para disputar a Copa do Brasil 2024 o Vitória precisa de um dos três títulos em 2023:
- Copa do Nordeste
- Série B do Brasileiro
- Copa do Brasil
Mudança no regulamento
Nos anos anteriores, o desempenho ruim do Vitória no Campeonato Baiano não havia interferido na participação do clube na Copa do Brasil porque um dos critérios para a competição nacional era o ranking de clubes. No entanto, isso mudou para 2024.
Para a próxima edição da Copa do Brasil, a CBF vai usar o ranking das federações para definir as vagas que cada uma terá direito a distribuir nas suas competições estaduais. A Bahia vai ser representada por três clubes: os três melhores colocados do Campeonato Baiano de 2023.
Para todas as federações com direito a três vagas, que é o caso da FBF, as duas primeiras terão que ser obrigatoriamente destinadas ao campeão e vice de cada estadual. A terceira fica a critério de cada entidade, que pode concedê-la em um torneio seletivo. Mas essa não foi a escolha da Federação Bahiana, que definiu o Campeonato Baiano como caminho para as três vagas no mata-mata nacional.
Bahia, Jacuipense, Itabuna e Juazeirense foram os classificados para as semifinais do Bahia. Os times continuarão somando pontos nas fases mata-mata para definir a ordem de classificação. Apenas os três primeiros vão disputar a Copa do Brasil em 2024.
Leia mais sobre Esportes no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!