icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
ESPORTES

Vai correr a Running Daventura? Veja o guia das modalidades

Prova acontece no próximo dia 9 de junho, em Praia do Forte. São quatro rotas: 5km, 8km, 14km e 21km (meia maratona)

foto autor

31/05/2012 às 20:12 • Atualizada em 29/08/2022 às 2:10 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Trilhas com terra, cruzamento de rios e praias. Esse será o cenário do Running Daventura 2012, maior corrida de natureza da Bahia. Ela contece no próximo dia 9 de junho, em Praia do Forte, e promete proporcionar aos corredores um dia de aventura com a natureza. O Running Daventura 2012, que entra este ano em sua quarta edição, mantém sua proposta de atender diferentes perfis de competidores, desde atletas amadores e profissionais de corridas de rua, corredores de aventura, triatlhon, multisport, e amantes de atividades na natureza.Se você vai participar da prova, confira abaixo o guia para cada uma das modalidades
PERCURSO 5KMOs primeiros 300 metros de prova, ainda dentro do Castelo, são marcados por duas curvas acentuadas e um funil de largada naturalmente estreito, por conta da estrada de terra. Na saída do Castelo, percorre um longo trecho de estrada de terra. Neste trecho é proibido correr na ciclovia ao lado. O atleta que for visto na ciclovia será automaticamente desclassificado da prova.Na estrada de terra que segue para a Reserva da Sapiranga, há uma sinalização com placas, cones e o STAFF, indicando que sigam na faixa (linha formada por cones) da esquerda. Neste momento, um pouco antes do KM3, bem no ponto de hidratação, os atletas do segmento 5K seguem pela esquerda, separando-se dos atletas de 8K,14K e 21K.Um pouco antes da placa de KM4, começa o trecho de subida com aproximadamente 600 metros de extensão e 30 metros de desnível. Respeite seu limite e diminua o ritmo se necessário! Após a trilha que sobe, há uma sinalização com placas, cones e o STAFF, indicando que siga na faixa (linha formada por cones) da esquerda. Neste momento os atletas das categorias 5K e 8K entram para o Castelo, para cruzarem a linha de chegada e os atletas de 14K e 21K seguem pela faixa da direita e continuam a prova, em frente. Ao entrar no Castelo, repete-se o trecho da largada, agora no sentido contrário e cruza a linha de chegada!
PERCURSO 8KMOs primeiros 300 metros de prova, ainda dentro do Castelo, são marcados por duas curvas acentuadas e um funil de largada naturalmente estreito, por conta da estrada de terra. Assim que sai do Castelo, percorre um longo trecho de estrada de terra. Neste trecho é proibido correr na ciclovia ao lado. O atleta que for visto na ciclovia será automaticamente desclassificado da prova.Na estrada de terra que segue para a Reserva da Sapiranga, há uma sinalização com placas, cones e o STAFF, indicando que sigam na faixa (linha formada por cones) da esquerda. Neste momento, um pouco antes do KM3, bem no ponto de hidratação, os atletas do segmento 5K seguem pela esquerda, separando-se dos atletas de 8K,14K e 21K, que seguem pela direita. Neste trecho seguinte, deve-se correr sempre pela direita da pista, já que será um percurso de ida e volta.Na Reserva da Sapiranga, dependendo do volume de chuva, cruza-se por 1 (um) rio, com água na altura do tornozelo/canela, passando também por diversas trilhas com terrenos variados entre terra batida, areia, com raízes de árvores expostas e algumas pedras soltas (cascalho). É um ponto que requer mais atenção para evitar tropeços, quedas ou escorregões. Algumas trilhas serão balizadas com fitas zebradas e outras sinalizadas pelo STAFF.De volta ao ponto de hidratação, após o ponto da placa de KM6 (um pouco antes da placa de KM4 para o segmento 5K), começa o trecho de subida com aproximadamente 600 metros de extensão e 30 metros de desnível. Respeite seu limite e diminua o ritmo se necessário!Após a trilha que sobe, há uma sinalização com placas, cones e o STAFF, indicando que siga na faixa (linha formada por cones) da esquerda. Neste momento os atletas das categorias 5K e 8K entram para o Castelo, para cruzarem a linha de chegada e os atletas de 14K e 21K seguem pela faixa da direita e continuam a prova, em frente. Ao entrar no Castelo, repete-se o trecho da largada, agora no sentido contrário e cruza a linha de chegada!
PERCURSO 14KMOs primeiros 300 metros de prova, ainda dentro do Castelo, são marcados por 2 (duas) curvas acentuadas e um funil de largada naturalmente estreito, por conta da estrada de terra. Assim que sai do Castelo, percorre um longo trecho de estrada de terra. Neste trecho é proibido correr na ciclovia ao lado. O atleta que for visto na ciclovia será automaticamente desclassificado da prova.Na estrada de terra que segue para a Reserva da Sapiranga, há uma sinalização com placas, cones e o STAFF, indicando que sigam na faixa (linha formada por cones) da esquerda. Neste momento, um pouco antes do KM3, bem no ponto de hidratação, os atletas do segmento 5K seguem pela esquerda, separando-se dos atletas de 8K,14K e 21K que seguem pela direita. Neste trecho seguinte, deve-se correr sempre pela direita da pista, já que será um percurso de ida e volta. Na Reserva da Sapiranga, dependendo do volume de chuva, cruza-se por 1 (rio) rio, com água na altura do tornozelo/canela, passando também por diversas trilhas com terrenos variados entre terra batida, areia, com raízes de árvores expostas e algumas pedras soltas (cascalho). É um ponto que requer mais atenção para evitar tropeços, quedas ou escorregões. Algumas trilhas serão balizadas com fitas zebradas e outras sinalizadas pelo STAFF.De volta ao ponto de hidratação, após o ponto da placa de KM6 (um pouco antes da placa de KM4 para o segmento 5K), começa o trecho de subida com aproximadamente 600 metros de extensão e 30 metros de desnível. Respeite seu limite e diminua o ritmo se necessário! Após a trilha que sobe, há uma sinalização com placas, cones e o STAFF, indicando que siga na faixa (linha formada por cones) da esquerda. Neste momento os atletas das categorias 5K e 8K entram para o Castelo, para cruzarem a linha de chegada e os atletas de 14K e 21K seguem pela faixa da direita e continuam a prova, em frente, para fazerem a volta na praia.Após passar pelo Castelo, começa uma descida por uma estrada de terra com algumas erosões. É importante terem atenção com as sinalizações da prova. Quando saírem desta estrada, entra-se numa trilha à esquerda bastante arborizada e com areia fofa, chegando à praia. Neste local, existem diversas trilhas, mas devem seguir as fitas zebradas e as indicações do STAFF para continuar no caminho certo. No trecho de praia, deve-se correr próximo ao mar, para proteger os NINHOS DE TARTARUGAS MARINHAS, localizados próximos à vegetação acima da praia. Neste trecho de praia é proibido correr pela vegetação acima da praia e próximo às marcações (haste brancas fincadas na areia da praia) dos ninhos de tartarugas. Além disso, o terreno próximo ao mar é mais firme e permite correr melhor, proporcionando um maior desempenho.
PERCURSO 21 KMOs primeiros 300 metros de prova, ainda dentro do Castelo, são marcados por duas curvas acentuadas e um funil de largada naturalmente estreito, por conta da estrada de terra. Assim que sai do Castelo, percorre um longo trecho de estrada de terra. Neste trecho é proibido correr na ciclovia ao lado. O atleta que for visto na ciclovia será automaticamente desclassificado da prova.Na estrada de terra que segue para a Reserva da Sapiranga, há uma sinalização com placas, cones e o STAFF, indicando que sigam na faixa (linha formada por cones) da esquerda. Neste momento, um pouco antes do KM3, bem no ponto de hidratação, os atletas do segmento 5K seguem pela esquerda, separando-se dos atletas de 8K,14K e 21K que seguem pela direita. Neste trecho seguinte, deve-se correr sempre pela direita da pista, já que será um percurso de ida e volta.Após cruzarem a portaria da Reserva Sapiranga, os atletas do 21k se separarão dos atletas do 8K e 14K, pegando uma trilha à direita, conhecida como trilha das bromélias. Após completarem este trecho, novamente se reagruparão aos demais atletas e percorrerão juntos, até novamente se separarem, pegando novamente o caminho da direita, sentido segunda portaria do reserva. Este trecho é em aclive acentuado, respeite seus limites. Após passarem por uma área urbana, entrarão novamente em uma trilha, seguindo rumo às corredeiras de cima.O trecho das corredeiras de cima até as corredeiras de baixo é o mais técnico da prova, pois a trilha é bem fechada, com muitos galhos e raízes para transpor, inclusive um trecho de pedras que será devidamente balizado. Os atletas do 21K se encontrarão com os do 8K e 14k logo após passarem pela região conhecida como Gamboa.Na Reserva da Sapiranga, dependendo do volume de chuva, cruza-se por 1 (rio) rio, com água na altura do tornozelo/canela, passando também por diversas trilhas com terrenos variados entre terra batida, areia, com raízes de árvores expostas e algumas pedras soltas (cascalho). É um ponto que requer mais atenção para evitar tropeços, quedas ou escorregões. Algumas trilhas serão balizadas com fitas zebradas e outras sinalizadas pelo STAFF.De volta ao ponto de hidratação, após o ponto da placa de KM6 (um pouco antes da placa de KM4 para o segmento 5K), começa o trecho de subida com aproximadamente 600 metros de extensão e 30 metros de desnível. Respeite seu limite e diminua o ritmo se necessário!Após a trilha que sobe, há uma sinalização com placas, cones e o STAFF, indicando que siga na faixa (linha formada por cones) da esquerda. Neste momento os atletas das categorias 5K e 8K entram para o Castelo, para cruzarem a linha de chegada e os atletas de 14K e 21K seguem pela faixa da direita e continuam a prova, em frente, para fazerem a volta na praia.Após passar pelo Castelo, começa uma descida por uma estrada de terra com algumas erosões. É importante terem atenção com as sinalizações da prova. Quando saírem desta estrada, entra-se numa trilha à esquerda bastante arborizada e com areia fofa, chegando à praia. Neste local, existem diversas trilhas, mas devem seguir as fitas zebradas e as indicações do STAFF para continuar no caminho certo.No trecho de praia, deve-se correr próximo ao mar, para proteger os NINHOS DE TARTARUGAS MARINHAS, localizados próximos à vegetação acima da praia. Neste trecho de praia é proibido correr pela vegetação acima da praia e próximo às marcações (haste brancas fincadas na areia da praia) dos ninhos de tartarugas. Além disso, o terreno próximo ao mar é mais firme e permite correr melhor, proporcionando um maior desempenho.*As informações dos trajetos foram enviadas pela assessoria de comunicação do Running Daventura

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Esportes