Em 1950, a velha Fonte Nova ainda não existia. As obras estavam em curso, mas só terminaram um ano depois da primeira Copa do Mundo realizada no Brasil. O acanhado Campo da Graça não comportava um evento como aquele e foi descartado de cara pela Fifa. Agora a história é diferente. Testado e aprovado, o equipamento baiano já acumulou emoções, de Baianão a Copa das Confederações. Nesta sexta, a Copa de fato começa em Salvador. Todos os ingressos foram vendidos para o confronto e cerca de 55 mil pessoas são esperadas.
Gigantes - Uma das favoritas a conquista do título, a Espanha terá nesta Copa a despedida de uma geração vitoriosa, que conquistou duas Eurocopas (2008 e 2012) e uma Copa do Mundo (2010). Alguns jogadores, como Xavi e Xabi Alonso, não devem jogar o próximo mnudial, por exemplo. Ao contrário do que muitos pensam, para o técnico Vicente Del Bosque o time não está velho, apenas amadurecido. Além disso, ele acredita que o tiki-taka, estilo que valoriza a posse de bola, não vai morrer depois desta Copa.
Do lado holandês, as mudanças depois do vice-campeonato de 2010 foram mais drásticas. Louis Van Gaal é um treinador que tem a verdadeira essência do futebol da Holanda em mente e coloca a equipe para jogar de forma ofensiva. A defesa é jovem e talvez não seja o ponto forte da equipe laranja. Em compensação, o setor ofensivo com Sneijder, Robben e Van Persie liga o sinal de alerta em qualquer adversário.
No Grupo B da Copa do Mundo, Espanha e Holanda também vão medir forças com Chile e Austrália. Favoritas na chave, as duas equipes europeias pretendem fazer de Salvador o ponto de partida para caminhadas, no mínimo, semelhantes as de 2010, quando chegaram à decisão. As torcidas, tanto espanhola como holandesa, prometem fazer muita festa nas ruas da capital baiana, que nesta sexta-feira (13) devem, por algum momento, trocar o verde e amarelo pelo vermelho da Fúria ou pelo laranja da Holanda. Mais jogos - Na primeira fase, além da partida entre Espanha e Holanda, Salvador será palco de Portugal x Alemanha, na segunda-feira (16), às 13h, de Suíça x França, no dia 20, às 16h, e Bósnia x Irã, no dia 25, às 13h. Para completar, a Arena Fonte Nova ainda receberá um jogo das oitavas de final, no dia 1º de julho, às 17h, e uma partida da fase de quartas, no dia 5 de julho, às 17h. Em tempo real, o iBahia trará informações sobre tudo o que acontece na cidade nesta sexta-feira (13)!
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade