Menu Lateral Menu Lateral
iBahia > esportes
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Olimpíadas

Quem é Wanderley Pereira, baiano derrotado por ucraniano no boxe

Boxeador baiano é derrotado por decisão unânime dos cinco juízes na categoria meio-pesado, em Paris

Jonattas Neri • 02/08/2024 às 17:18 • Atualizada em 02/08/2024 às 17:36 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

O pugilista baiano Wanderley Pereira está eliminado das Olimpíadas de Paris. Ele foi derrotado pelo ucraniano Oleksandr Khyzhniak nas quartas de final do boxe masculino até 80 kg, nesta sexta-feira (2).


				
					Quem é Wanderley Pereira, baiano derrotado por ucraniano no boxe
Quem é Wanderley Pereira, baiano derrotado por ucraniano no boxe. Foto: Reprodução/Globo


O ucraniano foi mais agressivo durante todo o combate e venceu por unanimidade. Ele levou a melhor em todos os rounds na avaliação de todos os juízes.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia mais:

Khyzhniak é o atual vice-campeão olímpico. O atleta europeu foi nocauteado pelo brasileiro Hebert Conceição na final dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020

Wanderley estreou na Olimpíada com vitória sobre o haitiano Cedrick Belony na última terça-feira (30). Aos 23 anos, o boxeador derrotou o adversário por decisão unânime dos árbitros durante os três rounds.

Como foi a luta contra o ucraniano nas quartas do boxe

Khyzhniak levou a melhor no primeiro round. O ucraniano partiu para cima logo nos primeiros segundos, enquanto Wanderley se defendia, mesmo a curta distância. O brasileiro tentou alguns contra-ataques e conseguiu equilibrar um pouco mais a luta no final do assalto, mas o atleta europeu conquistou a unanimidade dos juízes e venceu o round.

O segundo round também foi dominado por Khyzhniak. Ele se mostrou mais agressivo do que Wanderley e chegou a colocar o brasileiro contra as cordas em um momento do assalto. Embora o atleta brasileiro tenha mostrado mais atividade nos golpes, isso não foi suficiente para convencer os juízes, que novamente deram a vitória unânime ao europeu.

O atual vice-campeão olímpico confirmou seu domínio no terceiro round. Sabendo que apenas um nocaute poderia mudar o rumo da luta, Khyzhniak se defendeu um pouco mais, mas continuou firme em seus ataques. Apesar de ser mais agressivo, Wanderley não conseguiu derrubar o ucraniano e viu os juízes, pela terceira vez, concederem a vitória ao seu adversário

.

Boxeador baiano Wanderley Pereira estreou em projeto social


				
					Quem é Wanderley Pereira, baiano derrotado por ucraniano no boxe
Quem é Wanderley Pereira, baiano derrotado por ucraniano no boxe. Foto: Reprodução/Globo

Nascido em Conceição do Almeida, 150 km de Salvador, Wanderley entrou no mundo do boxe através de um projeto social. O atleta se mudou para São Paulo ainda jovem para treinar e, logo em seguida, conquistou diversas competições importantes, como a medalha de ouro nos Jogos Sul-Americanos de 2022 e no campeonato mundial de boxe de 2023 com prata, mesma classificação nos Pan-Americanos de 2023.

O pugilista, que também é terceiro-sargento na Marinha, é conhecido como "Holyfield", apelido que surgiu ainda na adolescência através de amigos, quando era comparado com o famoso boxeador norte-americano Evander Holyfield diante ao comportamento fora dos treinos, sempre comprometido com o esporte.

Em entrevista ao jornal Correio, Wanderley declara que a sua vontade sempre foi garantir mais conquistas para o Brasil. “Eu quero chegar ao mais alto patamar possível, campeão mundial, campeão olímpico. A Bahia é um celeiro [de boxeadores], uma grande parte do pessoal que está na seleção são baianos", afirma.

"Para mim, é uma honra fazer parte disso, poder continuar com o legado da galera que começou antes de mim", diz.


Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ESPORTES :

Ver mais em Esportes