“Toda Copa é assim. O patrão gosta mesmo e faz a bagunça. Aqui é o point. Na Copa de 2010, a juíza já deu uma embargada, pois é posto de gasolina e agora o patrão tá negociando. A gente bota o telão na parede, pano para ficar escuro e cria o clima”, faz a propaganda Eduardo Sampaio Cabral, gerente de um posto na Avenida Feliciano Sodré, onde há a maior concentração de bandeirolas por m².
A artista plástica Silvana do Vale transformou a dor em inspiração. Dos restos das enchentes e dos deslizamentos de terra na região serrana do Rio, em 2011, que matou mais de 900 pessoas, ela buscou matéria prima para promover a Copa no muro da escola Ginda Bloch. “A gente olha e vê que, mesmo naquela tragédia, tem salvação, basta reciclar e dá a vida novamente”, comenta. Na praça vizinha ao colégio, mais de 1500 garrafas pet foram cortadas, pintadas e transformadas em bolas nas cores do país.
A artista plástica Silvana do Vale faz arte com material reciclado |
A chegada de jogadores parece ter disseminado a empolgação coletiva. Diante da prefeitura foi montada estátua do Fuleco, o mascote da Copa. O restaurante Novilho de Ouro tem bandeiras de todos os 32 países classificados à Copa espalhadas pelas mesas e na área externa.
Nos bairros de Comary e do Alto, que são próximos ao centro de treinamento, é fácil ver casas com adereços. As lojas comerciais também têm usado mais cores verde e amarela nas vitrines. “A cidade tá na mídia no mundo inteiro e aconteceu várias coisas ruins, como desabamento, e agora tem que ter as boas também”, comemora o comerciante Alberto Carvalho.
No entanto, apesar da população entusiasmada, há quem tenha opinião fria sobre o desempenho da Seleção. Fria, aliás, como têm sido as noites e a maioria dos dias de Teresópolis, onde a temperatura varia de 10º a 25º.
“Vai ser um fiasco. Não chega nas quartas. Perde de Portugal, Argentina, Inglaterra, Espanha...Alguém pelo caminho”, crava o pintor de letreiros Luis Claudio Martins. É inevitável: em todo salão de festa sempre tem alguém que não sabe dançar. Matéria original: Correio* População faz Teresópolis ficar mais verde e amarela
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade