icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
ESPORTES

Nutricionista dá dicas para atletas da Meia Maratona da Bahia

Cuidado não devem ser tomados apenas durante a provam. Começa antes. Veja o que Munique Barreto tem a dizer

foto autor

28/05/2014 às 11:16 • Atualizada em 01/09/2022 às 23:13 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Como em qualquer atividade física, durante uma corrida o corpo humano pede água. Na verdade, esse pedido é um alerta, já que a hidratação é fundamental antes mesmo que o corpo peça líquido. Para quem vai participar da Meia Maratona Caixa da Bahia, domingo, com largada no Jardim dos Namorados a partir das 6h45, é bom estar atento ao assunto.
"Nosso corpo possui de 70% a 75% de água, e a perda é muito grande durante uma prova como uma meia maratona", explica a nutricionista Munique Barreto. "Se a pessoa começar a se desidratar, isso se torna perigoso. Num maior grau, pode acontecer até um desmaio", alerta. Além do percurso de 21km (a meia maratona), a prova de domingo também terá percursos de 5km e 10km.
A água é uma ótima opção, mas há quem prefira um repositor eletrolítico ou isotônico, por essas bebidas possuírem também sódio, potássio e carboidrato, substâncias importantes para o corpo humano. De qualquer forma, a hidratação com água auxilia no ajuste da temperatura corporal e evita câimbras, fadiga e aumento exagerado da frequência cardíaca. Haverá pontos de hidratação ao longo do percurso.
No entanto, apesar da importância, não dá para padronizar a quantidade de líquido a ser ingerida. Além da variação em relação a percurso, peso e ritmo, nem todos se dão bem tomando água ou um isotônico durante a prova.
"A água pode trazer refluxo. Eu, por exemplo, não consigo beber mais que 200ml. Então, deve-se testar o organismo", aconselha a nutricionista. "Fazer muitas intervenções durante a prova não é bom e, nesse caso, pode trazer prejuízo também. O ideal, se o organismo suportar, é ingerir de 100 a 200ml a cada vez".
E o cuidado não deve ser tomado apenas durante a prova. Começa antes. De acordo com Munique, o atleta deve ingerir dedois a três litros de água, em doses fracionadas, na véspera da prova. "Se possível, também é bom tomar de 400ml a 600ml duas horas antes da prova", sugere. Nesse caso, a nutricionista acrescenta que a água pode ser substituída por bebidas isotônicas.
Kits - A retirada dos kits da 4ª Meia Maratona Caixa da Bahia começa amanhã e vai até sábado na loja Centauro do Salvador Shopping (2º piso), das 9h às 22h. O kit é composto por camiseta, cadarço elástico, sacola e número de peito. Para os atletas de 21km, há também meia de alta performance e toalha de secagem rápida.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Esportes