Desde o início da Copa, Neymar vem sendo acusado de cair muito, jogar mais deitado do que em pé. No mundo todo, surgiram críticas, memes e piadas. Para tirar isso a limpo, a equipe de dados do EXTRA analisou as duas partidas da seleção até agora, contra Suíça e Costa Rica. Nos 194 minutos de jogo — já contados os acréscimos — o camisa 10 foi ao chão 22 vezes, média de uma queda a cada nove minutos. Em metade delas, os árbitros consideraram que ele não sofreu falta.
Segundo as estatísticas oficiais da Fifa, Neymar sofreu 14 faltas nas duas primeiras partidas da Copa. Ou seja, em apenas três vezes ele não caiu ao ser parado pelos adversários. Com uma precisão de relógio suíço, o craque se encontrou com o gramado 11 vezes nos primeiros tempos dos jogos e outras 11 nas segundas etapas. Em todas ele progredia no ataque — em nenhuma das quedas estava na marcação.
A interpretação dos árbitros sobre as quedas, porém, não teve a mesma regularidade. No jogo contra os suíços, a cada três vezes em que acabou deitado em Rostov, em duas Neymar sofreu falta. Na partida contra a Costa Rica, porém, o pêndulo tombou para o outro lado: em sete das dez quedas o jogo seguiu adiante.
A maior parte das quedas de Neymar (13 das 22 vezes) acontece nos últimos 15 minutos de cada etapa. Uma delas, quase aos 31 do primeiro tempo contra a Costa Rica, foi a única em que ele caiu sem adversários por perto: após um cruzamento, sentou — e, depois, deitou — na macia grama da arena Zenit.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
Redação iBahia
AUTOR
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade