|
---|
Campello: "temos que agradecer a Fifa, temos que celebrar" |
Salvador esteve no páreo para receber a abertura da Copa do Mundo 2014, mas o anúncio oficial da Fifa sobre os locais e jogos do Mundial, ocorrido na tarde desta quinta-feira (20), em Zurique, na Suíça, decepcionou os baianos: não bastasse ficar de fora de jogos chaves da competição, a cidade não está confirmada nem na Copa das Confederações. Procurado pela
iBahia Esportes para comentar as decisões do órgão máximo do futebol, o secretário especial da Copa, Ney Campello, avaliou como "positivo" o desfecho oferecido a Salvador, que vai receber seis jogos da Copa de 2014 - quatro da primeira fase, um das oitavas de um das quartas de final. Apesar das condicionais estabelecidas pela Fifa, Campello se adianta: "Salvador estará na Copa das Confederações".
Confira a entrevista com o secretário Ney Campello Secretário, de um modo geral, qual a sua avaliação do anúncio da Fifa?A avaliação nossa é de que o resultado é positivo para Salvador. Estamos entre as cidades que receberão seis jogos. Ficaremos apenas uma semana fora da Copa. É uma participação que nos dará capacidade de atração, de público, de turismo, de economia. Temos a chance da Seleção vir a jogar aqui também. Temos que agradecer à entidade. Temos que celebrar.
Para quem pleiteou a abertura da Copa, não é um retrocesso? Não vamos receber nenhum jogo importante... Pra mim, não. A última coisa é que não vamos sediar jogos importantes na Copa do Mundo. Quem é que chega as quartas de final, amigo? Não é Trinidad e Tobago, é só seleção de ponta. E vamos receber mais do que isso. Desejávamos a abertura, mas quem decide é a Fifa. Não podemos ficar na avaliação do que poderia ser. Fizemos com legitimidade nossa campanha e entendemos que se ela não tivesse acontecido, poderíamos estar falando por que Salvador não está com esses jogos.
E a Copa das Confederações? Salvador nem nela está...Olha, Salvador e Recife estão entre as cidades aprovadas condicionalmente. Mas temos certeza de que estaremos na Copa das Confederações. Copa das Confederações pra mim é uma coisa confirmada.
E o que é esse condicional? O que Salvador terá de fazer?Eu te confesso que, como esse anúncio se deu agora, não temos a informação técnica. Estou oficiando a Fifa para saber este critério. Mas o próprio Ricardo Teixeira disse que estaremos lá. Vamos cumprir aquilo que a Fifa estipulou.
As informações preliminares dizem que Salvador teria que cumprir o cronograma de obras até junho de 2012 (anunciado por Ricardo Teixeira). Seria isso? Primeiro, esse prazo junho de 2012 não existe. O prazo sempre foi 31 de dezembro de 2012. Não posso falar pelas outras, mas acho difícil que alguma sede termine em junho de 2012, a não ser que haja uma exceção. Um evento que vai acontecer em junho de 2013...difícil. Não há sentido.
A previsão da Arena Fonte Nova está mantida para final de 2012? A imprensa divulgou que, com o atraso, vai se estender até março de 2013. É verdade? O prazo dezembro de 2012 está confirmado. Nunca alteramos datas de contrato.
Com seis jogos, Salvador é uma das cidades que mais vai respirar Copa do Mundo. Preocupa? Teremos estrutura para isso?Esse resultado de hoje me indica que devemos promover encontro com os diversos setores envolvidos para rapidamente prepararmos a cidade para quase um mês de Copa. Teremos jogo dia 25 de junho, período do São João. Podemos promover um grande evento turístico no São João com as cidades do interior, o que pouquíssimas cidades têm. Vamos ter que reforçar a preparação. Mão na massa.