O Ministério Público da Bahia (MP-BA) pediu à Justiça a remoção da estátua de Daniel Alves de Juazeiro, no norte do estado, onde ele nasceu. A manifestação foi encaminhada após vários protestos pedindo a retirada da homenagem ao ex-jogador, que foi condenado por estupro em fevereiro.
A informação foi divulgada nesta quarta-feira (20), mesmo dia em que a Justiça de Barcelona aceitou o pedido de liberdade provisória de Daniel Alves. Nas redes sociais, a mãe dele, Maria Lúcia Alves, comemorou a decisão.
Leia também:
Em nota, o MP-BA detalhou que a manifestação foi encaminhada para a Promotoria de Justiça da comarca de Juazeiro, para análise e adoção das medidas cabíveis. O pedido foi oficializado no Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos (CAODH) pela jovem Manuella Tyler Medrado, que é militante por direitos humanos e moradora do município.
Estátua de Daniel Alves vandalizada em meio a protestos
Alvo de vários protestos, a estátua do ex-jogador de Seleção Brasileira foi vandalizada no dia 28 de março pela segunda vez. A imagem foi encontrada coberta por uma tinta branca, logo depois da condenação pelo estupro.
Desde a sentença, moradores do município usaram as redes sociais para cobrar a Prefeitura de Juazeiro a retirada da obra. No entanto, a gestão municipal informou que não vai tomar decisão até que todos os recursos do caso sejam julgados.
No Dia Internacional da Mulher, um grupo de cerca de 60 manifestantes protestaram ao lado da estátua. O protesto contou com cartazes que traziam frases como "Parem de nos matar", "Não a cultura do estupro" e "Daniel Alves estuprador".
No primeiro momento que se tem conhecimento de vandalismo na estátua de Daniel Alves, ela foi coberta com um saco preto e fitas adesivas. Os protestos começaram em setembro, com a prisão do ex-jogador.
A obra, produzida pelo artista plástico Leo Santana, exibe o jogador, em tamanho real, com a camisa da Seleção e uma bola nos pés.
No dia 23 de fevereiro, Daniel Alves teve a foto retirada do museu do Bahia, clube no qual se profissionalizou. O registro do jogador estava em uma das paredes, ao lado de atletas históricos do Tricolor. Na ocasião, a equipe baiana preferiu não se manifestar sobre o assunto.
Alan Oliveira
Alan Oliveira
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!