Os nomes dos mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020 foram revelados durante uma cerimônia na capital japonesa neste domingo.
A figura de orelhas pontudas azuis chama-se Miraitowa, combinando as palavras japonesas "mirai", que significa futuro, e "towa", que significa eternidade.
O homólogo paraolímpico, que é cor-de-rosa e veste uma capa, recebeu o nome de Someity em referência a uma flor de cerejeira chamada Someiyoshino. Os organizadores dos jogos também disseram que o nome soava parecido com a expressão em inglês "so mighty", que significa "muito poderoso", em tradução livre.
Miraitowa e Someity, apresentados ao público em fevereiro, foram projetados pelo ilustrador Ryo Taniguchi, que venceu uma competição nacional que foi analisada por crianças japonesas, com seus trabalhos conquistando mais da metade do total de votos.
O presidente das Olimpíadas Tóquio 2020 e ex-primeiro-ministro japonês Yoshiro Mori esteve presente na inauguração e deixou uma mensagem de inclusão.
— Vocês também fazem parte das Olimpíadas — disse Mori às crianças reunidas. — Vocês escolheram esses dois personagens. Nós tivemos cerca de cinco milhões de estudantes que escolheram estes para que as Olimpíadas sejam de todos, não apenas dos atletas, de todos.Esperamos que todos se unam como um só e esperamos alcançar um grande sucesso e, para isso, precisaremos da cooperação de todos.
Em um país que gosta de mascotes, os organizadores das Olimpíadas procuraram criar personagens simpáticos para os Jogos com superpoderes e uma capacidade de se teletransportar entre o mundo digital e a realidade.
Após a cerimônia, as mascotes reapareceram em um barco que cruzou o rio Sumida, acenando para as crianças na margem do rio enquanto passavam por alguns dos marcos mais emblemáticos de Tóquio.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
Redação iBahia
AUTOR
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade