Arthur Elias conseguiu um feito visto somente há 16 anos. O treinador foi o responsável por reparar as arestas e erros e transformar a Seleção Brasileira Feminina de Futebol - que por um triz não passou da fase classificatória -, em um time que pode conquistar, pela primeira vez na história, o ouro das Olimpíadas. O comandante foi contratado após a saída de sueca Pia Sundhage, demitida após o fracasso da Copa do Mundo Feminina de 2023.
Arthur Elias iniciou a carreira no futebol feminino aos 24 anos, quando desenvolveu um projeto na Universidade de São Paulo (USP), voltado para as características das mulheres no futebol. Ele treinou a primeira equipe profissional da carreira em 2009 e ganhou o primeiro título em 2013, com o Centro Olímpico. Ele se tornou o treinador do Corinthians em 2016.
Leia também:
Com um vasto currículo de vitórias com o Corinthians, Arthur Elias, de 43 anos, é tricampeão da Libertadores, tetracampeão do Campeonato Brasileiro, Tricampeão Paulista, além de acumular títulos da Supercopa, Copa Paulista e Copa do Brasil.
Neste sábado (10), ele terá a chance de inserir no currículo o título de campeão olímpico caso a Seleção Feminina do Brasil vença os Estados Unidos, a partir das 12h, no Parc des Princes, em Paris, na França. A partida será transmitida pela TV Globo, SporTV, CazéTV e Olympics.com.
Até hoje, as duas equipes se enfrentaram em 31 jogos. Os Estados Unidos venceram em 24 oportunidades, enquanto o Brasil venceu apenas duas.
Arthur Elias deve escalar Marta no time titular?
Arthur Elias terá novamente a jogadora eleita 6 vezes a melhor do mundo, a camisa 10 Marta. Ela cumpriu suspensão por dois jogos após atingir uma jogadora espanhola com a sola da chuteira. Em entrevista coletiva na sexta, o treinador não garantiu a titularidade de Marta.
"As decisões são tomadas baseadas no dia a dia. É muito bom contar com o retorno da Marta, com tudo que ela entrega de qualidade e experiência e o que ela representa. Será incluída, assim como todas, no método de trabalho, para escolhermos o time de início e as trocas, de acordo com o que for melhor para a Seleção", disse ele.
Lucas Sales
Lucas Sales
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!