A semente plantada por Maria Lenk, primeira mulher do Brasil a participar dos Jogos Olímpicos, colheu diversos frutos. Em 20 edições, o país já conquistou 150 medalhas. Dessas, 37 são de ouros, 42 de prata e 71 de bronze. No entanto, apenas oito mulheres no país subiram no lugar mais alto do pódio em duas oportunidades.
A seleção feminina de vôlei possui um sexteto dourado. Após a dolorosa e histórica derrota na semifinal olímpica diante da Rússia, em Atenas, na Grécia, as comandadas do técnico José Roberto Guimarães emplacaram dois ouros consecutivos.
Leia também:
Elas foram as campeãs dos jogos de verão em 2008 e 2012, em Pequim e Londres, respectivamente. Thaísa Daher, Sheilla Castro, Fabiana Claudino, Paula Pequeno, Fabi Alvim e Jaqueline Carvalho integraram os times vencedores e foram peças fundamentais para a conquista das medalhas de ouro.
Nos Jogos de Tóquio, em 2020, as velejadoras Martine Grael e Kahena Kunze repetiram o feito do vôlei e entraram para o seleto grupo de bicampeãs olímpicas, formando assim o octeto dourado do país. O primeiro ouro da dupla foi na Rio 2016.
A vela, inclusive, é a modalidade que mais rendeu medalhas ao Brasil na história. Ao todo, foram 19 conquistas, e o que deu mais ouros: 8.
Participação feminina nos Jogos Olímpicos de Paris
Essa será a primeira vez que uma edição de Jogos Olímpicos de Verão conta com o mesmo número de atletas de ambos os gêneros. Serão 5.250 homens e 5.250 mulheres disputando as famosas medalhas de ouro, prata e bronze.
Além disso, um dado que também chama atenção é que quase metade das provas terá a presença de mulheres. Serão 152 disputas femininas contra 157 masculinas e 20 mistas.
Pela primeira vez na história, a deleção brasileira terá mais mulheres do que homens. Em Paris, vão ser 277 atletas representando o país sendo 153 mulheres, o que representa um número de 55%.
Brasileiras podem se tornar tricampeãs
Nomes importantes do esporte brasileiro chegam com status de bicampeãs nos jogos de Paris, na França. Além de Thaísa, que compõe a seleção feminina de vôlei, Martine Grael e Kahena Kunze tem chances reais de vencerem na vela. As três podem e vão buscar o tão sonhado tricampeonato olímpico.
Lucas Sales
Lucas Sales
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!