Ana Carolina Vieira, nadadora brasileira expulsa da delegação do Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris após “atos de indisciplina”, desembarcou no aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo, na segunda-feira (29). Ao passar pela área de desembarque, a atleta afirmou que, após sair da vila, não teve acesso a mais nada e que vai buscar entender o que está acontecendo. Também disse que “todos vão saber a verdade”, referindo-se à sua expulsão.
Ana Vieira foi expulsa no último sábado (27). Segundo o Comitê Olímpico do Brasil (COB), a atleta saiu da Vila Olímpica na noite da última sexta-feira (26), mesmo sem receber autorização para tanto. Vale ressaltar que os competidores devem permanecer concentrados no local durante os jogos olímpicos.
Leia também:
A nadadora teria saído junto com o namorado, o também nadador e membro do time Brasil, Gabriel Santos. Ambos foram punidos pela Seleção Brasileira de Natação. Gabriel foi punido com uma advertência. Ana contestou a reprimenda de forma “desrespeitosa e agressiva”, de acordo com o COB; por isso, a entidade a expulsou da delegação.
Denúncia de assédio
Um dia após a expulsão, a atleta contou, nos Stories de seu perfil nas redes sociais, que saiu da Vila Olímpica sem seus pertences: “Saí de lá, deixei meus materiais, não sabia o que fazer. Minhas coisas estão lá. Fui para o aeroporto de shorts e tive que abrir minha mala toda”, relatou. “Estou desamparada.”
Ana Vieira contou que, a todo momento, uma funcionária do COB a acompanhou, sem deixá-la ficar sozinha ou ter contato com mais ninguém. “Não consegui ter contato com ninguém, não consegui ficar sozinha, tinha uma moça me acompanhando o tempo todo. Pedi para ela me deixar falar com o psiquiatra o tempo todo, pedi água e não podia pegar.”
Segundo a nadadora, a funcionária a orientou a entrar em contato com os canais de comunicação do COB. “Como vou falar com o COB, sendo que já fiz uma denúncia de assédio dentro da Seleção e nada foi resolvido?”, ponderou.
Quem é a nadadora Ana Vieira
Ana Vieira, de 22 anos, integra o Esporte Clube Pinheiros. Segundo a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), a atleta já acumulou 147 ouros, 97 pratas e 48 bronzes ao longo de sua carreira.
Esta é a segunda participação de Ana Carolina nas Olimpíadas, após ter integrado a delegação nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021.
Em 2018, ela conquistou a prata no revezamento 4 x 100 m livre nos Jogos Olímpicos da Juventude, em Buenos Aires. Em 2021, foi parte do quarteto que competiu em Tóquio.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!