CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
ESPORTES

Jogadores da base do Bahia despertam cobiça de empresários

Investidores procuraram o Tricolor para tentar a compra de Rafael, Fábio e Madson. "Veteranos" Ávine e Marcone também foram sondados

foto autor

04/07/2011 às 16:20 • Atualizada em 29/08/2022 às 12:33 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Mota (à esquerda) revela quais jogadores já foram assediados por empresários
"Ninguém sai este ano". A frase é do coordenador das divisões de base do Bahia, Newton Mota, que garante a permanência das revelações do clube até o fim da temporada. Isso porque muitos atletas têm sido sondados por empresários, que já tentaram tirar jovens destaques como Rafael e Fábio do Fazendão. De acordo com o dirigente, o atacante Rafael e o meia Fábio despertaram o interesse de um investidor gaúcho, que queria colocar os dois jogadores para jogar no Internacional de Porto Alegre, logo depois do vice na Copa São Paulo. "Geralmente é assim, os empresários compram o passe e colocam para jogar em algum clube", explica Mota. Outra revelação da base, o lateral-direito Madson entrou na mira do Vasco, que ofereceu mais de R$ 200 mil pelo jogador e recebeu um não. Mas não são apenas os mais jovens que são cobiçados no mercado da bola. Titulares do time principal, Ávine e Marcone, ambos com 23 anos, também foram sondados. "Um empresário da França quis comprar o passe de Ávine. Renato Gaúcho queria levar Marcone para o Grêmio, que tentou até o empréstimo", lembra Mota. As duas investidas aconteceram no início do ano, mas o Bahia bancou a permanência dos jogadores e só deve negociar as joias a partir do ano que vem. Europa - Desde o retorno de Newton Mota, a política das divisões de base do Bahia mudou. Uma das novidades é a participação da equipe em competições internacionais. Recentemente, o time júnior conquistou, na Itália, o Torneio Ângelo Dossena, que contou com a participação de clubes tradicionais como Milan e Inter de Milão. "Na passagem pela Europa, muitas pessoas me perguntaram a idade dos jogadores e procuraram algumas informações. Eu levei um book com tudo sobre os atletas. Distribuí por lá e dei muito cartão também", conta Mota. Dias antes de jogar na Itália, o Bahia havia disputado uma competição na Alemanha. Perguntado se algum jogador chamou mais a atenção durante a viagem tricolor, o diretor das divisões de base lembra de um atacante. "Um pessoal do Milan perguntou sobre o Gabriel. O zagueiro deles é um gaúcho, aí encostou na galera para um bate-papo. Depois veio gente do clube perguntando a idade dele e qual seria o próximo torneio que disputaríamos. Aí eu falei que Gabriel, Rafael e Maranhão iriam jogar o Brasileiro no time principal".
Conquista da Copa Nike levará time para torneio em Londres
Mota explica que os clubes europeus mudaram a maneira de contratar e é preciso mais do que apenas futebol para um brasileiro se transferir. "Hoje em dia a forma de contratar é diferente. Não se adquire o passe de um atleta apenas pelo futebol, pesquisa-se muito antes, para saber como o jogador se comporta. O jogador brasileiro assusta muito o europeu".Como assim assusta? "Pelo estilo. Para você ver, recentemente fizeram uma pesquisa com torcedores do Real Madrid na Espanha para saber quem eles prefeririam: Neymar ou Aguero (argentino do Atlético de Madrid). A torcida escolheu Aguero por ele ser um jogador mais comedido, não ter um cabelo como o do Neymar... Esse tipo de coisa", explica o dirigente.A próxima parada internacional das divisões de base acontecerá no mês de agosto. Em Londres, o time sub-15, campeão da Copa Nike, disputarã a Manchester Cup. Foi em um torneio como esse que o Manchester United descobriu os gêmeos Rafael e Fábio, laterais que jogavam nas categorias de base do Fluminense do Rio de Janeiro e foram contratados antes mesmo se atuarem na equipe principal. "Isso é importante para representação do Bahia lá fora. O time acaba ficando mais conhecido", acredita Mota.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Esportes