Com o placar de 1x1, o Vitória venceu o Campeonato Baiano 2024. A partida BA-VI aconteceu neste domingo (7), na Arena Fonte Nova. Apesar do empate, o rubro-negro venceu a edição por ter garantido vantagem na primeira partida disputada no Estádio Manoel Barradas, o Barradão. Este é o 30º título do Campeonato Baiano.
O time segurou o empate durante os 90 minutos e encerrou um jejum de seis anos. A última vez que o rubro-negro venceu foi em 2017. Antes, eles sequer avançavam de fase.
Leia também:
O Leão abriu o placar com Wagner Leonardo, viu Everton Ribeiro empatar. No entanto, a expulsão de Rezende, ainda no primeiro tempo, deixou o caminho mais tranquilo para os visitantes.
Primeiro Tempo
Bahia e Vitória atacaram bastante na primeira etapa da partida. No entanto, quem abriu o placar foi o rubro-negro com o jogador Wagner Leonardo. Ele aproveitou o rebote de Marcos Felipe na área e chutou pro gol aos 13 minutos.
O Bahia respondeu rápido com Everton Ribeiro, que fez um golaço depois de contra-ataque rápido seis minutos depois do gol do Vitória.
O tricolor perdeu rendimento com a saída de Rezende. O jogador fez uma falta em Osvaldo e foi expulso. Com um a menos, o Vitória avançou no jogo, mas não conseguiu marcar. Houve um gol anulado feito pela camisa 8. O motivo foi impedimento.
Leia mais
- Membros de torcida organizada tentam interceptar ônibus em Salvador
- VÍDEO: Homens jogam sardinhas no entorno da Fonte Nova antes do BaxVi
- Vitória vira placar e larga na frente do Bahia na final do Baianão
Segundo Tempo
O segundo tempo do jogo seguiu com o Vitória se sentindo mais confortável. Antes dos 15 minutos, Matheusinho e Alerrandro tiveram duas chances e finalizaram mal. Aos 23 minutos, o camisa 9 não aproveitou passe e finalizou na trave.
Do outro lado, o Bahia jogou a bola na área, se manteve no campo de ataque, porém não levou perigo ao gol de Lucas Arcanjo, não marcando o único gol que faltava para ida aos penâltis.
Homenagem a Ziraldo
O desenhista e escritor Ziraldo, que morreu no sábado (6), aos 91 anos, possuía uma forte ligação com o Bahia e foi homenageado durante a final do Campeonato Baiano.
O mascote, criado por ele para o time tricolor em 1979, entrou em campo com uma panela na cabeça. A referência foi do personagem 'Menino Maluquinho' também feito pelo desenhista. A torcida aplaudiu.
Próximos jogos do Bahia x Vitória
O Bahia direciona as atenções para as quartas de final da Copa do Nordeste. O time enfrenta o Náutico na quarta-feira (10), às 21h30 (horário de Brasília), na Arena Fonte Nova, em jogo eliminatório.
Já o Vitória, eliminado no Nordestão, tem o Campeonato Brasileiro no calendário. A equipe estreia no próximo domingo (14), contra o Palmeiras, no Barradão, às 18h30.
Mayra Lopes
Mayra Lopes
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!