icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
A culpa é sua, o corpo não

Esporte Clube Bahia lança campanha contra a cultura do estupro; vídeo

A campanha contra a cultura do estupro foi lançada na sexta-feira (22) pelo Esporte Clube Bahia; veja

foto autor

Gabriela Braga

23/03/2024 às 13:39 • Atualizada em 23/03/2024 às 14:49 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

O Esporte Clube Bahia lançou, na sexta-feira (22), uma campanha contra a cultura do estupro. O vídeo foi divulgado nas redes sociais do time e convida o público a participar do assunto. "O Esporte Clube Bahia levanta sua voz contra a cultura do estupro e convida o mundo do futebol a ingressar nesse debate", diz a publicação. Veja:

A campanha do Bahia é uma resposta a um texto compartilhado pelo próprio time no Dia Internacional da Mulher, 8 de março. A publicação falava sobre o índice de estupros a mulheres no Brasil.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:


				
					Esporte Clube Bahia lança campanha contra a cultura do estupro; vídeo
Esporte Clube Bahia lança campanha contra a cultura do estupro; vídeo. ​Foto: Reprodução / Redes sociais

Esporte Clube Bahia e as mulheres

Desde o início do mês, o Bahia vem realizando ações em defesa das mulheres. Nas partidas contra Jequié e Vitória, o clube homenageou as mulheres com bandeiras personalizadas no bandeirinha de escanteio.

No vídeo da campanha, diversas falas e pensamentos machistas são jogados em cima de uma atriz que está presa em uma banheira suja. A cada frase dita, o nível d'água vai subindo enquanto ela luta para não sufocar.

Jogadores de futebol são condenados por violência contra mulher

Nessa semanao ex-jogador de futebol Robinho foi preso na cidade de Santos, em São Paulo, após a Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidir que ele deve cumprir no país a pena de nove anos pelo crime de estupro coletivo, a partir de condenação da Justiça Italiana. O crime aconteceu em 2013. Robinho foi condenado após ter estuprado, junto com outros cinco homens, uma mulher albanesa em uma boate em Milão. Os condenados alegam que a relação foi consensual.


				
					Esporte Clube Bahia lança campanha contra a cultura do estupro; vídeo
Esporte Clube Bahia lança campanha contra a cultura do estupro; vídeo. Reprodução Redes Sociais

Também nessa semana a Justiça de Barcelona aceitou o pedido de liberdade provisória do ex-jogador baiano Daniel Alves, que já atuou no Esporte Clube Bahia. Na decisão, os juízes aceitaram deixar Daniel em liberdade provisória sob fiança de 1 milhão de euros (cerca de R$ 5,4 milhões), enquanto a defesa aguarda a sentença definitiva. A fiança ainda não foi paga e Daniel segue preso na Espanha. Em fevereiro de 2024, o ex-jogador foi condenado a quatro anos e meio de prisão pelo crime de agressão sexual. Ele foi acusado de estuprar uma mulher em uma boate em Barcelona.


				
					Esporte Clube Bahia lança campanha contra a cultura do estupro; vídeo
Esporte Clube Bahia lança campanha contra a cultura do estupro; vídeo. Foto: Reprodução / Redes Sociais @danielalves

Ainda nessa semana, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) classificou as condenações de Robinho e Daniel Alves, por estupro, como "um dos capítulos mais nefastos do futebol brasileiro". Em nota, assinada pelo presidente Ednaldo Rodrigues, a entidade propôs uma reflexão para que homens fiquem "na linha de frente" do combate contra qualquer tipo de violência.

Foto do autor
AUTOR

Gabriela Braga

AUTOR

Gabriela Braga

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em E.C Bahia