Nas últimas quatro partidas pelo Brasileirão, nenhuma vitória pra contar história. Gol? Nada feito. Na Série A, o Bahia não balança as redes desde o dia 31 de julho, quando derrotou o Flamengo por 3x0. A situação só não é pior graças ao triunfo de 2x1 sobre a Portuguesa na última quinta-feira, pela Copa Sul-Americana.
Se faltava alguma motivação pra acabar com esse jejum no campeonato, agora não falta mais. No jogo de hoje contra o Náutico, às 16h, na Fonte Nova, o tricolor terá a chance de se aproximar de uma marca histórica na Série A. Até o momento, o Bahia fez 990 gols desde 1959, ano do primeiro Campeonato Brasileiro e também do primeiro título nacional azul, vermelho e branco. Com isso, faltam dez tentos para o gol 1.000 do Bahia na Série A. A contagem regressiva pode ser iniciada, afinal, ainda restam 23 rodadas para o fim da competição.
Fernandão é a esperança de gols do Bahia no Brasileirão |
O centroavante Fernandão, artilheiro do Bahia no Brasileiro com cinco gols, enxerga com bons olhos essa marca. Para ele, é uma oportunidade de mudar o atual momento do time. “Poder fazer esse milésimo gol no campeonato é tão importante para o Bahia como pra mim também. É uma oportunidade de eu ficar marcado para sempre na história do Bahia”, diz o camisa 20.
Assim como o Bahia, Fernandão também marcou seu último gol na partida contra o Flamengo. Ciente da responsabilidade como goleador, ele tenta manter a calma e garante que a bola vai voltar a entrar. “Esse jejum não tem me incomodado não, cara. Tenho que continuar trabalhando, pois sei que posso fazer os gols. Só com dedicação que vou conseguir sair dessa situação”.
O fato de encarar o lanterna é teoricamente uma vantagem, afinal, o Náutico já sofreu 22 gols em 13 partidas. Fernandão não vê dessa forma. “É mais complicado encarar o lanterna. Não existe jogo fácil. Por eles estarem lá embaixo, vêm com mais vontade de ganhar. Então acaba se tornando um jogo difícil”, acredita.
Ao todo, 15 clubes já conseguiram atingir a marca do milésimo gol na elite do futebol nacional. Os líderes do ranking, até o início da rodada, são Santos (1.855) e São Paulo (1.854). Curiosamente, equipes como Goiás (1.202), Atlético-PR (1.200) e Coritiba (1.039) alcançaram a marca.
Saldo - Os 990 gols do Bahia na Série A foram feitos em 879 jogos. Nesse período, foram 298 vitórias, 280 empates e 301 derrotas. Além dos sete anos fora da elite entre 2004 e 2010, o time também não disputou em 1964, 1965, 1966, 1967, 1998 e 1999. O saldo do Bahia na história é negativo. Até agora, o Esquadrão levou 1.056 gols nas participações. A maior goleada aconteceu em 2 de novembro de 1977: 7x0 no Vitória do Espírito Santo.
Ele abriu a contagem - A estreia tricolor no Brasileirão foi em 1959, dia 23 de agosto, em Maceió. Goleada de 5x0 contra o CSA na Taça Brasil. O primeiro gol foi marcado por Alencar (foto), aos 14 minutos do 1º tempo. Ari, Carioca, Léo e Alencar, mais uma vez, deram números finais ao jogo. O Bahia foi campeão naquele ano. Matéria original: Correio* Faltam 10 para os 1000 gols: Diante do Náutico, Bahia tenta abrir contagem para marca histórica
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade